terça-feira, 26 de abril de 2011

Sociedade

Petição para travar venda de edifício em Fátima foi entregue na Câmara de Ourém
Uma petição, subscrita por cerca de 1.300 pessoas, para travar a venda de um edifício municipal que alberga duas escolas e um conservatório, em Fátima, foi hoje entregue ao presidente da câmara de Ourém.
O presidente da Assembleia de Freguesia de Fátima, Eugénio Lucas, que integrou a comitiva que foi recebida pelos presidentes da câmara e da assembleia municipal, explicou que a iniciativa pretendeu “sensibilizar quem tem competências para decidir” e “apresentar argumentos alternativos” para que a venda não se concretize.
Eugénio Lucas (PSD) afirmou que se trata de um edifício que “tem uma importante função social e cultural em Fátima” e considerou que esta é uma “má altura” para a concretização de negócios imobiliários.
O responsável, que entregou, também, a ata do órgão a que preside que votou, por maioria, contra a alienação deste “património concelhio”, alertou ainda que o município vai ter de “pagar uma renda ao futuro senhorio” pela ocupação dos espaços pela escola de hotelaria e conservatório.
À agência Lusa, o presidente da autarquia, o socialista Paulo Fonseca, admitiu não ter vontade de vender o espaço, sublinhando, contudo, que, face à situação financeira da autarquia, é “obrigado”.
“Temos uma situação dramática, é preciso saber recuar para poder avançar mais”, disse Paulo Fonseca, referindo que o município tem previstos e em curso investimentos de 30 milhões de euros financiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional.
O autarca exemplificou que se, "em média, for necessária uma comparticipação nacional de 40 por cento para a concretização destas obras o município necessita de 12 milhões de euros".
“Temos que encontrar fôlego para fazermos estes investimentos”, declarou.
A alienação do edifício, conhecido como “Monfortinos”, nome da congregação religiosa que o detinha antes de ser vendido à autarquia e que foi, em tempos, um seminário, foi aprovada pela maioria socialista no executivo.
A venda deste espaço, para onde o actual executivo socialista prometeu, no decurso da campanha eleitoral a instalação da delegação da câmara na cidade de Fátima, vai ser objecto de discussão na quarta-feira na Assembleia Municipal de Ourém.
*Lusa
-------------------------------------------------------------------------------------------------