sábado, 16 de abril de 2011

Saúde

Dezenas de utentes da saúde concentraram-se ontem à noite frente à sede do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria em Almeirim
Algumas dezenas de utentes da saúde concentraram-se ontem à noite frente à sede do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria, numa vigília que “simboliza as milhares de pessoas que esperam à porta dos centros de saúde por uma consulta”.
Domingos David, da Comissão de Utentes da Saúde de Benavente, disse à agência Lusa que perto de 40 pessoas se concentraram hoje à noite frente à sede do ACES Lezíria, em Almeirim, adiantando que estão montadas uma dúzia de tendas, onde vão pernoitar alguns dos elementos que participam na vigília.
“Queremos representar os milhares de utentes que esperam à porta dos centros de saúde por uma consulta, muitas vezes doentes e em sofrimento, sem a certeza de serem atendidos”, disse.
A vigília e acampamento insere-se na acção de protesto convocada para este sábado à tarde pelas comissões de utentes da saúde do distrito de Santarém, que convocaram manifestações à porta das sedes dos ACES da Lezíria, em Almeirim, do Zêzere, em Constância, e Serra d’Aire, em Torres Novas.
A acção visa protestar contra a falta de médicos e enfermeiros e contra o encerramento de extensões de saúde na região.
Domingos David disse à Lusa que a vigília frente ao ACES da Lezíria conta com a presença de utentes de freguesias e concelhos que se defrontam com graves carências ao nível dos cuidados de saúde primários, como Muge, Alpiarça, Chamusca, Couço, Benavente e Santo Estêvão.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------