sexta-feira, 15 de abril de 2011

Religião

Via-Sacra ao vivo na zona histórica de Ourém
Pelo 12º ano consecutivo, cerca de 80 figurantes vão dar corpo na zona histórica de Ourém, à recriação do último dia da vida terrena de Jesus Cristo.
De 17 a 23 deste mês de Abril, a quadra pascal é vivida intensamente em Ourém. A colegiada e o velho burgo são palco de um conjunto de cerimónias que culminam com a encenação da Paixão e morte de Cristo.
A Semana Santa é assinalada com várias manifestações, desde a Procissão dos Ramos, passando pela cerimónia do Lava Pés e pela Via Sacra, culminando com a Visita Pascal no Domingo de Páscoa, dia em que também é celebrada a missa da ressurreição. Neste dia, os párocos de cada igreja, auxiliados pelos seus acólitos usando opas com as cores paroquiais, visitam os fiéis nas suas casas num cortejo em que se integra o Crucifixo e se faz anunciar pelo toque de uma sineta.
O momento alto das celebrações acontece na sexta-feira santa, com a recriação da Via-Sacra, considerada a nível nacional como uma das encenações mais bem conseguidas.
Com a ajuda da comunidade local, dos paroquianos e da autarquia, a Via-Sacra é um dos pontos altos das actividades culturais oureenses. Milhares de pessoas assistem anualmente a esta emotiva cerimónia.
Com orações e cânticos religiosos, as 14 estações da Via-Sacra são recriadas tal como indica o relato bíblico – é julgado e condenado à morte, sofre três quedas, encontra a mãe, confronta as mulheres de Jerusalém e morre crucificado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------