quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cultura

Torres Novas acolhe “II Feira Medieval”
Em 2010 as Memórias da História ficaram definitivamente marcadas pela realização da Feira Quinhentista “Revisitar D. Manuel I – 500 anos do Foral Novo”.
Dando continuidade ao modelo da feira de época, este ano o evento será dedicado às Cortes de 1438, que então tiveram lugar em Torres Novas. No ano de 1438 morria el-Rei D. Duarte, deixando o príncipe herdeiro com apenas seis anos de idade. Para além dos juramentos de fidelidade a prestar ao jovem rei, era necessário resolver a questão da regência. A quem confiar os destinos de Portugal durante a menoridade de D. Afonso V? A disputa entre facções de opinião divergente quase levou o reino a uma guerra civil, e Torres Novas foi o cenário desse confronto.
Uma festa popular cheia de cor, cheiros e sabores de outrora, que convida o visitante a uma viagem pelas memórias da história local e nacional, realiza-se entre os dias 05 e 08 de Maio.
O programa de animação será permanente com performances musicais e teatrais que fazem a contextualização histórica e criam o ambiente certo! Cortejos, música, bailes, malabaristas, falcões e mendigos assim como muitos outros personagens marcam a experiência desta viagem ao séc. XV.
A dramatização de momentos históricos não descurará os elementos factuais, assegurando uma função pedagógica útil na transmissão de conhecimentos sobre a história. As actividades lúdicas e de interpretação histórica são uma parte importante do evento, destacando a sua forte componente pedagógica.
----------------------------------------------------------------------------------------------------