segunda-feira, 18 de abril de 2011

Autarquias

Árgea no concelho de Torres Novas vai ter museu ligado ao azeite e olaria
O Município de Torres Novas e a Cooperativa Agrícola de Árgea celebraram, um protocolo referente à doação do edifício/lagar onde se situa a sede da Cooperativa.
A cerimónia, abrilhantada pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Olaia-Lamarosa, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, que classificou o momento como “um dia de homenagem a todos os que aqui vieram trazer o resultado do seu labor. Mas é também um sintoma e um sinal do desprezo que esta actividade tem tido em Portugal”.
Um conjunto de dificuldades conduziu a este cenário, tal como foi explicado pela direcção da Cooperativa. A falta de dirigentes, o abandono do olival e o envelhecimento dos proprietários das terras foram alguns dos factores que levaram esta entidade a optar pela doação do imóvel.
Através deste protocolo, o Município de Torres Novas comprometeu-se a garantir uma boa manutenção do imóvel doado e do seu recheio, preservando desta forma um importante espólio de arqueologia industrial do concelho. O imóvel será também definido como «núcleo museológico» ligado ao azeite, inserindo-se na estratégia municipal para a dinamização turística e cultural do concelho. Sendo a aldeia de Árgea a principal referência histórica concelhia em termos de produção artesanal de olaria, o município de Torres Novas irá igualmente aproveitar uma das salas do imóvel para nele adaptar um pequeno núcleo dedicado à olaria de Árgea.
Na celebração do protocolo o presidente da autarquia afirmou “é simultaneamente, o princípio de uma dinâmica mas também o fim de uma tradição, mas fica a garantia de que o município irá avançar com a criação do museu”, obra que gostaríamos de ver concluída neste mandato.
--------------------------------------------------------------------------------------------