terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sociedade

Primeira Associação de Técnicos de Comunicação Autárquica vai ser apresentada esta quinta-feira em Mação
A primeira Associação Portuguesa de Técnicos de Comunicação Autárquica (APTECA) vai ser formalmente apresentada na quinta-feira em Mação tendo como objectivo “representar e defender” os interesses dos profissionais do sector.
“Desenvolver novos meios e formas de comunicação autárquica e promover estudos no âmbito da profissão” são outros objectivos da APTECA, disse à Lusa a mentora do projecto da nova associação Vera Dias António.
Integrada no âmbito do XI Encontro de Comunicação Autárquica (ECA), evento que decorre em Mação e reúne anualmente os técnicos de comunicação das autarquias nacionais, a “apresentação formal” acontece um ano depois de um trabalho e investigação por parte da sua mentora, ela própria técnica de comunicação na Câmara Municipal de Mação.
A responsável assinalou que falta de um Manual de Boas Práticas e estudos e exemplos concretos de trabalho desenvolvido nas autarquias que possam servir como termo comparativo.
A responsável disse que elaborou um estudo sobre o perfil dos técnicos de comunicação autárquica a partir de um inquérito e das respostas obtidas por parte de 50 dos 308 municípios.
Segundo afirmou, “em termos práticos”, a associação vai actuar em três vertentes: “junto dos técnicos, promovendo formações, disponibilizando informações e assessorando o seu trabalho, junto das instituições de ensino superior procurando introduzir esta área nos planos de estudo e continuar a promover o Encontro Nacional Comunicação Autárquica.
A APTECA vai ter ainda uma Comissão Técnica que será responsável por apoiar a criação de novos Gabinetes de Comunicação Autárquica e acompanhar e informar os novos membros da associação, a par de um Conselho Científico ao qual competirá criar relações e parcerias com Gabinetes de Estudo, Instituições de Ensino Superior e outras, promovendo o estudo e o reconhecimento da profissão.
------------------------------------------------------------------------------