terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sociedade

Aldeia de Linhaceira cria salas de aula e edita livros para crianças para suprir o investimento
“Era uma vez uma aldeia que não se resignava ao miserabilismo. Quando não tinha, os seus habitantes deitavam mãos à obra e criavam em vez de ficarem a carpir mágoas.
Foi assim que, postos perante a inexistência de um local com condições para realizar as Actividades de Enriquecimento Curricular, compraram um contentor e montaram uma sala de aulas”
. Agora, para ajudar a pagar o investimento, vão publicar um livro para crianças.
A situação acontece em Linhaceira que é a maior aldeia do concelho de Tomar. Ao longo dos últimos oito anos, a dinâmica da Associação de Pais permitiu criar um ATL muito participado e toda uma vasta componente de apoio à família. Fruto do seu próprio sucesso e do encerramento de escolas mais pequenas nas proximidades, viu-se no início deste ano lectivo com um problema: tinha aumentado o número de crianças e com ele a necessidade de criar mais uma turma de 1º ciclo.
Em causa ficou o espaço para as Actividades de Enriquecimento Curricular. A Associação de Pais, que já no ano de lançamento das mesmas tinha apresentado soluções para garantir que as crianças de toda a freguesia a elas tivessem acesso, não desistiu enquanto não encontrou solução: comprou um contentor duplo, em segunda mão, montou-o e adquiriu o ar condicionado.
Quando se equacionaram iniciativas para ajudar a pagar o investimento superior a cinco mil euros, surgiu a hipótese de lançar um livro, uma velha ideia de um colectivo que não se tem limitado a gerir as actividades que lhe são inerentes, promovendo frequentemente acções culturais abertas à comunidade.
Nasceu assim a ideia de publicar “O dia em que choveu pétalas”, um conto infantil que recria a lenda de Santa Iria, padroeira do concelho, obra de dois autores linhaceirenses, o escritor Nuno Garcia Lopes e o ilustrador Sandro Ferreira, que cederam a totalidade dos respectivos direitos.
O lançamento vai ser efectuado no próximo dia 7 de Novembro, domingo, no ATL da Linhaceira que, a partir das 14 horas, abre as portas a toda a comunidade para a quinta edição da Feirinha de S. Martinho e onde serão expostas também as ilustrações originais deste livro.
Artesanato diverso e doces caseiros produzidos pelas famílias das crianças que frequentam o jardim-de-infância e o 1º ciclo na Linhaceira, pelas funcionárias do ATL e por outros amigos, bem como pelas próprias crianças nas respectivas escolas, juntam-se aos petiscos e bebidas para todas as idades, incluindo as inevitáveis castanhas assadas, e à quermesse. A animação será ainda garantida, entre outros, por mais uma representação a cargo do grupo de teatro infantil da escola, encenado por Manuel António.
-----------------------------------------------------------------------------------