quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sociedade

Técnicos e autarcas discutem e procuram soluções para “Combater a Pobreza e Exclusão Social”
A procura de soluções que permitam agilizar, integrar e rentabilizar processos de combate à exclusão social reuniu hoje em Barquinha dezenas de profissionais do sector, entre técnicos de acção social, autarcas e outros agentes com poder decisório.
“Combater a pobreza e a exclusão social com um trabalho de parceria” é o objectivo do projecto “Redes do Tejo”, um programa que envolve os nove municípios do Médio Tejo e a União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Santarém, e que contempla um conjunto de actividades de sensibilização da opinião pública para aquelas questões no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Segundo a coordenadora do “Redes do Tejo”, Celeste Simão, e vereadora na Câmara de Abrantes, o seminário hoje realizado - “Redes e Parcerias na Integração Social” – insere-se no âmbito das actividades delineadas até final do ano e com o propósito de “tentar perceber de que forma se podem agilizar processos de intervenção social, com um atendimento mais articulado e mais integrado”.
Para a responsável, “o caminho deverá passar pela permuta de experiências, pela troca de saberes acumulados, pela partilha das bases de dados”.
Segundo vincou, para receber apoio social, “uma pessoa ou uma família tem de contar a história da sua vida a cada uma das várias instituições a que tenha de se socorrer”, um facto que Celeste Simão afirmou “não conferir um grau de rentabilidade tão satisfatório como um trabalho feito de forma integrada e articulada” poderia proporcionar.
“Esse tem de ser o caminho e este trabalho desenvolvido pela partilha de ideias e experiências, expectativas e anseios dos representantes de nove diferentes municípios mostra isso mesmo”, observou, acrescentando que “a pobreza e a exclusão social não conhecem fronteiras municipais nem cores político partidárias”.
Segundo afirmou, “todas as autarquias, técnicos de acção social e outros agentes com poder decisório estão a disponibilizar e a partilhar os seus recursos para combater este fenómeno”, tendo acrescentado que “um dos passos seguintes será ver como se podem os técnicos de acção social reorganizar no terreno”, na área territorial do Médio Tejo.
O programa “Redes do Tejo” envolve os municípios de Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
-----------------------------------------------------------------------