quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Autarquias


Câmara de Torres Novas aprova mais obras para o concelho no montante de cerca de seis milhões de euros
Na reunião de ontem do executivo camarário de Torres Novas, foram aprovadas mais um pacote de obras no montante de cerca de 6 milhões de euros: Centro de Ciência Viva, Parque Urbano do Almonda e Centro Escolar Visconde S. Gião
Foi aprovado por unanimidade o processo de concurso e o lançamento da empreitada por concurso público, com carácter de urgência, para aqueles três projectos. Esta acção, e posterior adjudicação, permitirão cumprir requisitos necessários para a submissão dos três projectos a candidaturas comunitárias no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, podendo assim atingir uma comparticipação até 80%.
A empreitada do Centro de Ciência Viva, no Edifício do Caldeirão, em pleno centro da cidade, tem o valor estimado de cerca de 1 894 000 euros e visa a reconversão da antiga central hidroeléctrica num centro de ciência dedicado ao tema «energia».
O projecto de execução do Parque Urbano do Almonda contempla a criação de uma zona com cerca de 10 hectares na Várzea dos Mesiões, constituído por zonas de circulação pedonal e de bicicletas, plantações de prados, árvores e arbustos, quatro zonas de hortas urbanas, bem como uma piscina ao ar livre, com respectivos equipamentos de apoio. Haverá espaço ainda a um anfiteatro natural e uma cortina arbórea densa, no limite sul da intervenção. O orçamento ronda os 2 545 000 euros sendo que esta será uma nova e privilegiada área de lazer e desporto do concelho de Torres Novas, ao dispor dos munícipes.
Construída durante a década de 50, com arquitectura «Plano Centenário», a escola Visconde S. Gião encontra-se desajustada às exigências de ensino actuais. O novo projecto contempla a ampliação e renovação das instalações da escola com a criação de 4 novas salas destinadas a valências complementares de ensino (Biblioteca e Laboratório de Informática, Laboratório de Ciência, ATL e Sala Polivalente). Serão também criados espaços de apoio para recepção aos encarregados de educação, salas de professores, sala de primeiros socorros e arrumos. Serão remodeladas as instalações sanitárias e aumentada a área de recreio coberto. O edifício destinado a cantina será remodelado e requalificado e será criado um parque de jogos, um parque infantil e uma portaria. O orçamento do projecto totaliza 1200 000 euros.
Estes procedimentos, agora aprovados, são essenciais para a prossecução das candidaturas comunitárias. Contudo, está prevista e salvaguardada a anulação dos referidos concursos caso essas mesmas candidaturas não obtenham aprovação.
------------------------------------------------------------------------------------------