segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cultura

Santarém vai ser palco da 5ª edição de “Novembro - Mês de Santareno”
Vicente Batalha, Presidente do Instituto Bernardo Santareno, e Vítor Gaspar, Vereador da Cultura, acompanhados pelo Vereador João Leite, apresentaram hoje, em conferência de imprensa, o programa da 5ª edição de “Novembro – Mês de Santareno”, no mês e no ano em que se comemora o 90º aniversário do nascimento do grande dramaturgo e escritor, Bernardo Santareno.
Vicente Batalha anunciou que no dia 5 de Novembro, o Piano Bar do Teatro Sá da Bandeira vai ser palco da apresentação da edição da peça "Não deixes que a noite se apague" de Domingos Lobo, vencedora do Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno, em 2009, com apresentação de Fernando Dacosta, escritor e dramaturgo. O momento musical vai estar a cargo do Conservatório de Música de Santarém.
Integrado nas comemorações do aniversário do dramaturgo, o Teatro Sá da Bandeira volta a acolher no dia 13 de Novembro, às 21h30, o Grupo Cénico da Música Nova de Pernes, que leva à cena “A Promessa” de Bernardo Santareno, com encenação de Vicente Batalha. No dia 14, a mesma peça sobe ao palco pelas 16h00.
“A Promessa” foi a primeira peça de Bernardo Santareno, publicada, em 1957, e levada à cena a 23 de Novembro desse mesmo ano, pelo Teatro Experimental do Porto.
No dia 19, dia do 90º Aniversário de Bernardo Santareno, é inaugurada a Exposição "Prémios Santareno de Teatro - Carreira", pelas 18h30, no átrio do Teatro Sá da Bandeira.
A Exposição inclui o percurso artístico de dez personalidades do mundo do Teatro: Carmen Dolores, Carlos Avilez, Eunice Muñoz, Luís Francisco Rebelo, Cristina Reis, Nicolau Breynner, Lurdes Norberto, Ruy de Carvalho, entre outros, personalidades que se distinguiram. Também neste dia é lançada a 3.ª edição do Prémio Nacional de Teatro.
No dia 21, às 21h30, o Teatro Sá da Bandeira volta a ser palco da Grande Gala Santareno, para entrega dos Prémios Santareno de Teatro, referentes à temporada teatral 2009/2010.
A apresentação conta este ano com novos apresentadores – Cláudia Semedo e José Afonso Dias Pimentel – talentosos actores, que ganharam o prémio revelação em 2008 e 2007, respectivamente.
O espectáculo conta ainda com momentos de Bailado, este ano mais vocacionados à música moderna, com novos ritmos e novas linguagens e técnicas, tais como dança contemporânea e break dance, da responsabilidade de FRESH FLAVA - grupo de dança, devotado ao estilo Hip-Hop. O New Style é o mais utilizado, assim como, R&B, Ragga, Old School, géneros de dança que também exploram e aprofundam e FUNKY FLEX CREW - grupo recentemente formado por jovens bailarinos, cujo principal prazer é Dançar.
O Coro dos Pequenos Cantores de S. Francisco faz a sua estreia, depois de apresentado na Missa de S. José, realizada no âmbito das Festas do Município.
A emblemática Grande Orquestra Santos Rosa volta a participar nesta grande Gala, sob a direcção de Pedro Santos Rosa.
Na área da Música, a soprano Ana Paula Russo promete cantar e encantar todos os presentes, acompanhada ao piano por Nuno Lopes.
Cristina Branco encerra com chave de ouro este grande espectáculo.
Na apresentação do Mês Santareno, dedicado ao dramaturgo e escritor, Vicente Batalha, Presidente do Instituto Bernardo Santareno, afirmou que “a reedição da obra completa de Santareno tem sido uma preocupação” do Instituto e que tem encetado vários contactos com editoras, com vista à reedição da obra do dramaturgo, embora, até ao momento, ainda não tenha obtido quaisquer confirmações quanto à possibilidade de reedição da obra.
Vicente Batalha reafirmou que “acredito que as obras de Santareno têm venda e o facto de não existirem no mercado é lesivo para a divulgação da sua obra”.
O Presidente do Instituto explicou que os direitos de publicação das obras do dramaturgo estavam na editora Nova Ática, que encerrou, acrescentando que a Editorial Caminho também publicou alguns volumes da obra teatral de Santareno mas que os mesmos “estão esgotados”.
Neste momento, o Instituto continua à procura de patrocínios para financiar o Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno que, este ano, foi atribuído à peça inédita “Não deixes que a noite se apague”, da autoria de Domingos Lobo.
Este ano, na segunda edição, o prémio de teatro teve 145 peças a concurso, enquanto a primeira edição, realizada em 2008, contou com 131 peças.
Vicente Batalha e Vítor Gaspar salientaram ainda o esforço que a autarquia Scalabitana, o Instituto Bernardo Santareno e a empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém - Cul.tur estão a fazer, no sentido de envolverem empresas a nível local e nacional, tendo em conta que Bernardo Santareno é uma grande figura do teatro e da literatura portuguesa, que não pertence a Santarém, mas a Portugal, devendo por isso, proceder-se à reedição da sua obra completa, de modo a tornar possível que as gerações futuras, não esqueçam um dos grandes nomes da nossa Cultura, que deve ser lido e estudado.
--------------------------------------------------------------------------