Bloco de Esquerda questiona Governo sobre obras na estação da CP no Entroncamento
O Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo sobre quando vai realizar as obras de modernização da estação de caminhos-de-ferro do Entroncamento e quando vai suprimir a passagem de nível da linha da Beira Baixa nesta cidade.
No primeiro requerimento ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o BE sublinha que a estação do Entroncamento “é uma das maiores e mais importantes” da rede ferroviária nacional, aí entroncando as linhas do Norte, da Beira Baixa, do Leste e ainda o ramal de Tomar.
“Além de constituir um importante nó do tráfego ferroviário nacional, é a mais importante estação do Médio Tejo, por aí fluindo largos milhares de passageiros, em movimentos pendulares, quer para Lisboa quer para outras cidades do distrito de Santarém”, refere.
O Bloco lembra ainda que o Entroncamento é sede da “maior empresa de manutenção de material ferroviário”, que tem aí o seu maior parque oficinal, “onde laboram largas centenas de trabalhadores, vindos diariamente de uma região muito alargada”.
O BE lamenta que, apesar disso, esta estação aguarde há muito obras de modernização “que garantam a renovação de equipamentos, melhorem o conforto e a informação dos passageiros”, frisando que sobretudo se impõem obras que “assegurem condições de segurança compatíveis com as modernas exigências nesse domínio”.
No outro requerimento, o Bloco pergunta para quando está prevista a eliminação da passagem de nível da linha da Beira Baixa existente no Entroncamento, sublinhando que a “inexistência de um atravessamento desnivelado origina enormes congestionamentos no tráfego”, além de questões de segurança.
“Sendo o Entroncamento uma cidade dividida ao meio pelas linhas férreas, o Bloco considera que é crucial assegurar um acesso rápido a qualquer ponto da cidade, quer aos meios de socorro quer às forças de segurança”, afirma.
O Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo sobre quando vai realizar as obras de modernização da estação de caminhos-de-ferro do Entroncamento e quando vai suprimir a passagem de nível da linha da Beira Baixa nesta cidade.
No primeiro requerimento ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o BE sublinha que a estação do Entroncamento “é uma das maiores e mais importantes” da rede ferroviária nacional, aí entroncando as linhas do Norte, da Beira Baixa, do Leste e ainda o ramal de Tomar.
“Além de constituir um importante nó do tráfego ferroviário nacional, é a mais importante estação do Médio Tejo, por aí fluindo largos milhares de passageiros, em movimentos pendulares, quer para Lisboa quer para outras cidades do distrito de Santarém”, refere.
O Bloco lembra ainda que o Entroncamento é sede da “maior empresa de manutenção de material ferroviário”, que tem aí o seu maior parque oficinal, “onde laboram largas centenas de trabalhadores, vindos diariamente de uma região muito alargada”.
O BE lamenta que, apesar disso, esta estação aguarde há muito obras de modernização “que garantam a renovação de equipamentos, melhorem o conforto e a informação dos passageiros”, frisando que sobretudo se impõem obras que “assegurem condições de segurança compatíveis com as modernas exigências nesse domínio”.
No outro requerimento, o Bloco pergunta para quando está prevista a eliminação da passagem de nível da linha da Beira Baixa existente no Entroncamento, sublinhando que a “inexistência de um atravessamento desnivelado origina enormes congestionamentos no tráfego”, além de questões de segurança.
“Sendo o Entroncamento uma cidade dividida ao meio pelas linhas férreas, o Bloco considera que é crucial assegurar um acesso rápido a qualquer ponto da cidade, quer aos meios de socorro quer às forças de segurança”, afirma.
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