sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ambiente


Imagem:A.Anacleto
---------------------------------------------------
Maus Cheiros” em Alcanena exaltam ânimos de habitantes do concelho

Realizou-se no final da tarde desta quinta-feira, na sede da AUSTRA - Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena uma sessão de esclarecimento sobre a situação precária do meio ambiente que se vai acentuando com “maus cheiros” em Alcanena e freguesias limítrofes.
A acção avançou, após ter sido criada na rede “facebook na internet, o “Grupo de Cidadãos – Chega de Maus Cheiros em Alcanena”.
Centenas de pessoas que lotaram as instalações daquela Associação, assistiram a esclarecimentos por parte do Presidente da AUSTRA, Fernando Fernandes, e de um técnico do CTIC, que têm parceria com aquela Associação de Utilizadores. O técnico avançou, “ estamos a trabalhar no tratamento biológico na saída das lamas na ETAR, estamos a fazer ensaios para substituir o processo físico-químico por biológico. É um sistema que reduz substancialmente as partículas químicas nas lamas, no entanto não as elimina na totalidade”, acrescentou.
Os ânimos atingiram a exaltação, quando alguns residentes afirmaram que estão a ser enviados para a ETAR resíduos oriundos de outras regiões do país, tais como detritos de suiniculturas.
O presidente da Associação, afirmou exaltado, “nunca entraram dejectos de porco na ETAR de Alcanena”. Após estas afirmações, houve troca de palavras tensas entre elementos da população e o responsável da Associação.
A população exige que se realize monitorização do ar em vários pontos do concelho que está a ser afectados pela degradação ambiental, a fim de ser esclarecido o impacto que a poluição está a ter na saúde pública. Uma professora de uma das escolas de Alcanena, alertou que existem crianças de uma das escolas com problemas oncológicos! Está decidido, após contactos com a ACES – Centro de Saúde de Alcanena, que se vai avançar com esta operação. Também foi decidido, que irão ser realizadas análises às partículas depositadas em alguns locais, tais como nos estores de algumas habitações.
Uma cidadã presente, questionou, “para onde foram onze milhões de euros que vieram para ETAR de Alcanena?”. Fernando Fernandes, diz que a AUSTRA está a gastar mensalmente cerca de 180.000 euros no tratamento dos resíduos na ETAR, acrescentando, “estamos a gastar muito dinheiro e a trabalhar mal, vai continuar a cheirar mal em Alcanena, enquanto não houver intervenção na ETAR”.
Hermínio Jorge exclamou, “tenho uma propriedade agrícola junto da Central, não posso lá ir por causa do mau cheiro”.
Foi entregue um documento do “Grupo de Cidadãos – Chega de Maus Cheiros em Alcanena” à Administração da AUSTRA, onde intima aquela Associação a assumir as suas responsabilidades para com a população do concelho e exigem o envolvimento dos Ministérios da Saúde e do Ambiente através da autarquia alcanenense na monitorização da qualidade do ar no concelho. Cristina Fortes elemento daquele grupo de cidadãos, adiantou, “está aberta a ideia de avançar para a criação de uma Comissão legalizada para a defesa do meio ambiente no concelho e vamos avançar com manifestações de protesto em datas a anunciar. Tivemos contactos com o Delegado de Saúde do concelho, sobre a situação do impacto na saúde pública. Fomos informados de que não existem estudos concretos relacionados com o problema ambiental na saúde”, sublinhou.
------------------------------------------------------------------