segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cultura

Conservatório de Música de Santarém assinala vinte e cinco anos com expectativa de novas instalações
O Conservatório de Música de Santarém está a assinalar 25 anos na expectativa da mudança para novas instalações, alegando que as actuais põem em risco a continuidade de um percurso “de que a cidade se deve orgulhar”.
Beatriz Martinho, presidente da direção do Conservatório de Música de Santarém, disse à agência Lusa lamentar a demora na resolução de uma situação que pode pôr em causa a qualidade de ensino numa instituição que tem visto o seu trabalho reconhecido, nomeadamente, ao ser o único conservatório do país Escola Associada da UNESCO.
“Começamos a entrar em desespero”, afirmou Beatriz Martinho, sublinhando que a situação que se vive actualmente – de exiguidade de espaço, falta de condições acústicas e agravamento da degradação do edifício, com a chuva a entrar em diversas salas – é de “sufoco”.
Segundo disse, desde há três anos o Conservatório de Música de Santarém, que tem paralelismo pedagógico concedido pelo Ministério da Educação, registou um aumento acentuado de alunos, passando da casa da centena para perto dos 300 alunos neste ano lectivo. Desde o passado ano lectivo que a Câmara Municipal de Santarém aluga um espaço com seis salas para que possam ser aí ministradas algumas aulas, havendo ainda uma outra sala que está a ser usada na Igreja da Piedade, disse.
As novas instalações, junto ao Teatro Sá da Bandeira, entraram em obras de adaptação, mas, ao contrário do inicialmente anunciado, ainda não estão prontas, aguardando a direcção resposta a um pedido de esclarecimento feito à autarquia.
Nessas novas instalações, cedidas pela autarquia, o conservatório poderá ministrar aulas de instrumentos que até aqui não podia oferecer por falta de condições – como percussão ou harpa – e iniciar o ensino de dança contemporânea, uma vertente prevista desde a sua criação, mas nunca concretizada por falta de espaço, adiantou.
Beatriz Martinho referiu ainda as dificuldades criadas pelo recuo do Ministério da Educação em relação ao ensino articulado da música nas escolas oficiais, decisão tomada em vésperas do início do ano lectivo, quando estavam já contratados professores e formadas quatro turmas nas várias escolas de segundo ciclo.
“Senti-me defraudada”, disse a directora do conservatório, adiantando que a cooperativa que gere a instituição decidiu, depois de uma reunião com pais e agrupamentos, suportar os custos de uma turma de 28 alunos.
Mesmo que a medida seja retomada, os meninos excluídos “nunca mais poderão usufruir do ensino da música de forma gratuita”, disse, reconhecendo que, mesmo não aumentando as mensalidades há nove anos, nem todos podem pagar o conservatório.
O Conservatório de Música de Santarém tem assinalado as bodas de prata desde Janeiro com a realização de concertos, à média de um por mês, estando o próximo agendado para 12 de Novembro, realizando-se a 27 desse mês o jantar de gala comemorativo dos 25 anos.
Dia 08 de Dezembro, a convite do bispo da diocese e para assinalar o dia da padroeira da cidade, será estreada na Sé uma peça composta por João Lourenço, um dos professores do conservatório, seguindo-se, dia 17, um Concerto de Natal, na Igreja de S. Francisco.
---------------------------------------------------------------------------------------