quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Autarquias

Retirados pelouros da Cultura e do Turismo a Vereador do PS na Câmara de Tomar
O vereador do PS na Câmara Municipal de Tomar, Luís Ferreira, ficou sem os pelouros da Cultura e do Turismo, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Corvêlo de Sousa (PSD).
Segundo Corvêlo de Sousa, a decisão de retirada dos pelouros foi formalizada por despacho enviado na terça-feira e “foi tomada com base na recomendação da assembleia municipal, que há cerca de um mês, aprovou uma moção de censura contra este vereador”.
“Vou continuar a trabalhar com o vereador Luís Ferreira como se de outro vereador se tratasse”, afirmou à Lusa Corvêlo de Sousa, acrescentando que eleito socialista vai manter os pelouros dos bombeiros e protecção civil.
Contactado pela Lusa, Luís Ferreira escusou-se a comentar a situação, afirmando apenas que pretende continuar como vereador e remetendo a avaliação política desta decisão para o presidente da concelhia do PS de Tomar.
Hugo Cristóvão, presidente da concelhia socialista, disse à Lusa que o PS “lamenta esta situação e o facto de, desde que o actual executivo tomou posse, há cerca de um ano, não ter havido por parte do PSD qualquer disponibilidade para reunir com o PS”.
O PSD ganhou as últimas eleições autárquicas para a Câmara de Tomar, mas não obteve maioria absoluta, tendo feito uma coligação pós-eleitoral com o PS e atribuído pelouros aos dois vereadores socialistas do executivo.
O presidente da concelhia do PS afirmou à Lusa que os vereadores socialistas “estão disponíveis para continuar a trabalhar”, mas frisou que “se o PSD quer terminar a coligação que o assuma publicamente como fez quando se iniciaram as negociações para a sua constituição, após as eleições autárquicas”.
Já o presidente da concelhia do PSD, José Delgado, afirmou que “era este o momento de propor a retirada dos pelouros ao vereador, porque a sua postura não se enquadra na ética autárquica e põe em causa a imagem da câmara de Tomar”.
José Delgado disse ainda que cabe agora ao presidente da câmara “gerir a situação”, não querendo para já comentar o estado da coligação entre PSD e PS.
Nenhum dos responsáveis políticos assumiu que esta decisão se deva aos comentários críticos do vereador Luís Ferreira sobre a ausência do escritor Lobo Antunes numa iniciativa em Tomar, no passado mês de Agosto, mas quer o líder da concelhia do PSD quer o presidente da Câmara Municipal afirmaram à Lusa que “foi uma situação lamentável” e “um mau momento político” do vereador do PS.
*Lusa
-----------------------------------------------------------------------------------------