quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Autarquias

Câmara de Abrantes avança em Novembro com última fase do projecto Aquapolis
A Câmara de Abrantes vai avançar em Novembro com a segunda e última fase do projecto Aquapolis, num investimento orçamental previsto na ordem dos dois milhões de euros.
Uma das principais obras deste projecto de requalificação do parque urbano ribeirinho - onde já foram investidos cerca de 15 milhões de euros desde 2006 – é o açude insuflável construído no rio, inaugurado em 2008, e que permitiu a criação de um espelho de água aos pés da cidade com cerca de 80 hectares de superfície.
Denominada de “Nova Vida para a Margem Sul”, em Rossio ao sul do Tejo, a última fase de requalificação urbana e ambiental das margens ribeirinhas englobará a construção de um Centro de Acolhimento do Tejo, com a requalificação e ampliação do actual parque de campismo, com capacidade para 300 pessoas, libertando toda a frente ribeirinha para áreas de acampamento, estadia e lazer.
Com investimento previsto na ordem dos 950 mil euros, o início dos trabalhos de construção está anunciado para Novembro e as obras deverão estender-se por um período de 12 meses.
Por outro lado, a Câmara adjudicou por 1 milhão de euros a construção de uma praça aberta ao rio com cobertura extensível para a realização e acolhimento de espectáculos musicais e culturais, percursos ribeirinhos, quiosques, zonas de estar e lazer e um parque infantil, entre outros equipamentos.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque (PS), explicou que o investimento agora anunciado para a margem sul visa “fomentar o turismo na região e incrementar a dinamização do Aquapolis”.
Esta margem tinha já sido alvo de uma primeira intervenção, com a criação de zonas verdes, passeios e infra-estruturação.
A nova intervenção, mais profunda, “vai criar um espaço mais dinâmico”, referiu a autarca, tendo adiantado “acreditar” que “depois do investimento público seguir-se-á o investimento privado”.
Para além desta intervenção, a autarquia tem também em andamento o processo para construção de um Centro Náutico, na margem norte. Na margem sul, por sua vez, entrou este ano em funcionamento uma estação de canoagem que inclui também um projecto de criação de um percurso ribeirinho que vai unir a aldeia ribeirinha de Alvega, em Abrantes, e a vila de Constância.
“Uma forma de criar sinergias com o território envolvente”, observou a autarca.
Os projectos anunciados têm assegurada uma comparticipação financeira de 80 por cento pelo programa “Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro”.
----------------------------------------------------------------------------------