terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cultura

Santa Casa da Misericórdia de Santarém assinou protocolo com Instituto Politécnico de Tomar
A Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS) assinou na segunda-feira um protocolo com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) com vista à conservação e restauro das obras de arte e do acervo documental da instituição.
Mário Rebelo, provedor da SCMS, disse à agência Lusa que se trata de um “acordo de princípio”, que irá sendo concretizado obra a obra, nomeadamente em termos de custos e dos meios humanos, estes essencialmente estagiários do Curso de Conservação e Restauro do IPT.
O património artístico e documental da SCMS – que inclui 1200 obras de arte, 2000 livros do período 1405/1985 e milhares de documentos avulsos - tem vindo a ser alvo de inventariação e catalogação, tendo a Misericórdia contratado uma técnica de conservação e restauro, que iniciou o trabalho de recuperação de algumas obras.
Contudo, a dimensão do património da Misericórdia, levou a actual provedoria a contactar o IPT para uma parceria, através do Curso de Conservação e Restauro, que permitirá ir restaurando os bens identificados como necessitando de intervenção, afirmou.
António Rebelo disse à Lusa que a Misericórdia procurará financiamento para as intervenções.
O protocolo foi assinado pelo provedor da SCMS e pelo presidente do IPT, António Pires da Silva, que cessa funções na quarta-feira, dia em que toma posse o seu sucessor, Eugénio Pina de Almeida.
--------------------------------------------------------------------------------------