terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cidadania

Movimentos Autárquicos Independentes do país reunidos em Tomar decidem criar Associação
Movimentos autárquicos independentes de vários pontos do país decidiram criar uma associação nacional para “ganhar voz” e reivindicar igualdade de direitos face aos partidos, disse à agência Lusa fonte da comissão instaladora.
Pedro Marques, do grupo Independentes por Tomar (IpT), disse à Lusa que, numa reunião realizada no fim-de-semana em Tomar, foram já aprovados os estatutos e designada a comissão instaladora, devendo a escritura constitutiva da Associação Nacional de Movimentos Autárquicos Independentes (ANMAI) ser assinada até ao fim do mês.
A partir dessa data, todos os grupos de independentes que concorreram às eleições autárquicas poderão tornar-se sócios efectivos da associação, disse.
Realçando que os independentes têm actualmente mais eleitos nas freguesias que o PCP e que o número global de mandatos passa os de partidos como o Bloco de Esquerda e o CDS-PP, Pedro Marques afirmou que esta força só ganha expressão através de uma associação nacional.
Os promotores da associação acreditam que, ganhando dimensão nacional, os partidos “vão ter que dialogar com a associação e resolver as questões que discriminam” os independentes.
Entre estas, Pedro Marques apontou como desvantagens dos independentes a não isenção de IVA, que torna mais caras as campanhas eleitorais, e a impossibilidade de serem identificados com um símbolo no boletim de voto, já que, ao contrário dos partidos, são identificados através de numeração romana.
Os estatutos da ANMAI consagram o incentivo à democracia participativa de base, a reivindicação de igualdade dos direitos consagrados na Lei Eleitoral e do financiamento e a luta pela regionalização.
Por outro lado, definem a associação como “um agente de cooperação positivo e representativo com todos os órgãos de soberania e agentes”, nomeadamente Associação Nacional de Municípios Portugueses e Associação Nacional de Freguesias.
A associação, que tem sede em Tomar, terá um Conselho Nacional de autarcas eleitos pelos Grupos de Cidadãos Eleitores e órgãos regionais.
Além de Pedro Marques, a comissão instaladora reúne representantes de movimentos de independentes de Faro (José Vitorino), Coimbra (Pina Prata), Rio Maior (Arlindo Lopes), Mira (Agostinho Silva), Azeitão (Pascale Lagneux), Caldas da Rainha (Teresa Serrenho) e Fundão (Manuel Trindade).
----------------------------------------------------------------------------------