quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Certames


Festival Nacional de Gastronomia tem início este sábado em Santarém
Um almoço evocativo do centenário da República, confeccionado pela Equipas Olímpicas de Culinária, abre sábado a 30.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, que decorre em Santarém até 01 de Novembro.
Joaquim Rosa do Céu, presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, que organiza o evento juntamente com a Câmara Municipal de Santarém, disse hoje à agência Lusa que a forma como o festival está organizado e pensado é garantia de que esta será mais uma edição bem sucedida e com uma procura “significativa”.
“Tenho a expectativa de que será um grande festival, a exemplo dos anteriores, e com grande procura”, disse, sublinhando o facto de actualmente a gastronomia ser reconhecida como “um dos produtos que mais valoriza a procura turística” por ser um elemento “diferenciador pela qualidade comparativa com outros produtos”.
Ao longo de 17 dias o melhor da gastronomia portuguesa vai desfilar pelo Salão da Casa do Campino, nos tradicionais almoços regionais promovidos pelas entidades regionais de turismo, e estará presente nas tasquinhas que ocupam o espaço das antigas cavalariças.
O artesanato das diversas regiões portuguesas, a doçaria, os queijos e enchidos e os vinhos voltam igualmente a estar presentes no Festival Nacional de Gastronomia, que terá este ano um programa de animação mais intenso.
A Galiza é a região espanhola convidada, com um almoço que será servido no dia 30 de Outubro, sendo este ano S. Tomé e Príncipe o representante dos países africanos de língua oficial portuguesa.
-----------------------------------------------------------------------------