sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Desporto

Sérgio Santos assumiu responsabilidades técnicas na Escola Superior de Desporto de Rio Maior
O antigo Director Técnico Nacional da Federação de Triatlo de Portugal, Sérgio Santos, já assumiu responsabilidades técnicas na Desmor, empresa municipal que gere o centro de estágios de Rio Maior, e vai leccionar na Escola Superior de Desporto local.
“Rentabilizar todas as valências do centro de estágios e dotá-lo de capacidade de resposta para os desafios do Alto Rendimento” são as metas delineadas por Sérgio Santos, que disse à agência Lusa ter ainda como objectivo “promover o desenvolvimento desportivo do concelho”.
O ex-DTN da FTP pretende ainda encetar uma “ligação mais estreita com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM)”, onde, a partir da próxima semana, vai lecionar disciplinas sobre metodologia de treino e apoiar a formação específica em triatlo.
“Farei a ponte entre a investigação, os aspectos científicos, e a prática no terreno. Para isso, nada melhor que um técnico que exerça funções nos dois espaços”, frisou o técnico.
Com a contratação de Sérgio Santos, até 2018, a Desmor passará a dispor de “um serviço de apoio técnico”. A primeira “cliente” será a Confederação Brasileira de Triatlo que, de acordo com o técnico, “frequenta este centro de estágios desde a fase de preparação olímpica para Atenas2004” e, “agora, pode receber enquadramento técnico”, num “óptimo exemplo do que é atrair investimento estrangeiro”.
“A CBT quer colocar aqui um grupo de atletas, durante bastante tempo, tendo em vista a preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. É também uma forma de pouparem recursos, porque a maioria das provas de apuramento é disputada na Europa”, explicou.
Segundo Sérgio Santos, o interesse brasileiro data de Pequim2008 e, recentemente, foi o próprio presidente da FTP que o informou, durante os congressos paralelos à finalíssima do Mundial, em Budapeste, que o responsável brasileiro estaria ainda interessado na sua contratação.
A colaboração, “sempre através da Desmor”, terá “início em 2011, terá 2016 como meta e deverá incluir atletas com passado na modalidade, mas ainda em formação”.
Além disso, o centro de estágios riomaiorense pretende “cativar outras selecções para a preparação para Londres2012, e também para os grandes eventos que vão ter como palco o Brasil, o Mundial2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Temos poucas horas de diferença, voos directos e Rio Maior pode ser um local interessante para muitas selecções se prepararem”, sublinhou.
Carlos Coutinho, administrador da Desmor, garantiu à Lusa que esta parceria “visa tornar a empresa cada vez mais sustentável, menos dependente do financiamento público, e ser a alavanca para alargar esta influência a outras modalidades”.
“Não afecta em nada o protocolo com o Comité Olímpico de Portugal, nem com o projecto do Centro de Alto Rendimento de Natação, que terá a direcção técnica designada pela respectiva federação, nem realização de estágios de equipas ou seleções”, frisou o responsável, assegurando que “serão mantidos os preços mais acessíveis” para as formações portuguesas.
--------------------------------------------------------------------------------------