terça-feira, 26 de outubro de 2010

Autarquias

Obra do percurso da “Mata dos Sete Montes” na cidade de Tomar está concluída
Convento de Cristo mais perto do centro histórico com o término das obras do trajecto com uma extensão de 700 metros que culmina na Torre da Condessa, a qual constitui uma excepcional porta de entrada num dos mais emblemáticos monumentos nacionais.
Esta foi uma das obras da intervenção global prevista pelo PIVUT - Programa Integrado de Valorização Urbana de Tomar, com o objectivo de concretizar a aproximação do Convento de Cristo ao centro histórico da cidade, foi concluída no passado dia 18 de Outubro.
Harmonia foi a palavra de ordem desta intervenção, como pode agora ser observado in loco, tendo-se apostado na valorização do percurso, através da criação de áreas de estadia e descanso.
Tendo em conta o declive dos percursos, fizeram-se travamentos regulares com madeira tratada. Procurou-se harmonizar o mobiliário urbano com o espaço existente, escolhendo-se a madeira tratada para as papeleiras, placards informativos, bancos e mesas.
Ao longo de todo o traçado foi instalada uma rede de iluminação, com o objectivo de utilização deste percurso durante a noite, aquando da realização de eventos no Convento de Cristo. Esta obra foi ainda aproveitada para dotar o monumento de uma rede de saneamento para drenagem dos esgotos domésticos, com ligação ao colector existente na Praça do Infante D. Henrique.
As antigas instalações sanitárias foram demolidas dando lugar a novas situadas sensivelmente na mesma zona.
-----------------------------------------------------------------------------------