sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Certames


Imagem:A.Anacleto
--------------------------------------------------------------
Ministro da Agricultura inaugurou “Feira dos Frutos Secos” em Torres Novas

O ministro da Agricultura disse hoje por ocasião da inauguração da “25ª Edição da Feira dos Frutos Secos” em Torres Novas, que o financiamento “não é um problema” para os agricultores que queiram penetrar nos mercados nacional e internacional, pedindo aos produtores que se organizem e profissionalizem a comercialização.
“Em certas alturas até há dinheiro a mais. Falta é organização”, disse o ministro, lembrando que o actual quadro comunitário de apoio disponibiliza 400 milhões de euros para um sector em que falta organização para responder às exigências do mercado.
O ministro falou após a intervenção do Presidente da Associação Nacional de Frutos Secos e Passados (ANFSP), Pedro Ferreira, o qual lamentou que o potencial do sector esteja a ser desperdiçado por falta de estratégia.
Pedro Ferreira recordou a forte produção de figos no século XX, no concelho de Torres Novas – com 3300 produtores a comercializarem anualmente 7500 toneladas de figo. Actualmente existem alguns nichos interessantes”, havendo algumas empresas locais de sucesso que fazem o aproveitamento do figo nomeadamente incorporando-o noutros produtos.
Pedro Ferreira aproveitou para lembrar que o figo de Torres Novas, também conhecido como figo preto, mulato ou de capa-rota, “muito rico em pectina”, aguarda há vários anos pela denominação de origem dadas as suas características únicas.
O presidente da ANPSP afirmou que a produção mundial anual de figos é de um milhão de toneladas, produzindo a Europa apenas 145 mil toneladas e Portugal, país com características excepcionais para a produção deste fruto, que ainda importa.
Segundo disse, a associação tem procurado aproveitar os programas comunitários, havendo empresas com candidaturas aprovadas e a ter sucesso, referindo a importância da conciliação desta actividade com o agro-turismo.
No certame deste ano estão presentes 110 expositores, na sua maioria do concelho de Torres Novas.
---------------------------------------------------------