domingo, 10 de outubro de 2010

Sociedade


Bombeiros Municipais de Alcanena consideram situação da corporação insustentável e ponderam boicote
A situação dos Bombeiros de Alcanena, atingiu um ponto insustentável, estando aquela corporação a ponderar acções de boicote, lê-se no blogue “BombeirosparaSempre”
A situação vem-se agudizando desde as divergências entre a Presidente da Câmara, Fernanda Asseiceira, o Vereador da Protecção Civil, Luís Pires com o ex-comandante Alberto Moiteiro, que originou o pedido de demissão deste do cargo.
Descreve aquele blogue sobre a situação:
Depois dos desentendimentos entre o Ex-Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena (Alberto Moiteiro) e a Presidente da autarquia (Fernanda Asseiceira) e o vereador da Protecção Civil (Luís Pires), chegou a altura dos bombeiros tomarem uma posição.
A Câmara Municipal de Alcanena há um ano que não efectua os devidos pagamentos aos bombeiros em regime voluntário que prestam serviço naquela Corporação, serviços de piquete de fim-de-semana, pernoitas, serviços de ambulâncias, prevenções, combate incêndios e outros.
A situação arrasta-se desde Outubro de 2009, após a Presidente de Câmara, Fernanda Asseiceira ter tomado posse da presidência desta autarquia disse que este tipo de pagamento era ilegal da maneira que andava a ser efectuado. Para fazer face a esta situação foi criada uma associação dentro do corpo de bombeiros para poder haver transferências de dinheiro para efectuar o pagamento dos serviços prestados pelos voluntários.
Fernanda Asseiceira afirmou no início do Verão que após a criação da associação iria regularizar todos os pagamentos em atraso e actuais, justificando-se que tinha uma verba reservada para esse fim.
Acontece que após a criação da associação, os pagamentos continuam em atraso, o que gerou um descontentamento geral no Corpo de Bombeiros.
Actualmente cerca de 70% a 80% do corpo activo da corporação pediu isenção de serviços de escala, ficando deste modo o socorro à população desguarnecido.
Após estes descontentamentos numa reunião de câmara (Setembro de 2010), a oposição questionou o porquê destes desagrados, na qual adquiriu o conhecimento que os descontentamentos foram provocados pela falta de pagamentos aos bombeiros, após a oposição obter tais respostas ‘atacou’ fortemente a autarca (Fernanda Asseiceira) e o vereador da Protecção Civil (Luís Pires), justificando-se que não tinha conhecimento desta situação.
É de realçar que os Bombeiros Municipais de Alcanena, são a única corporação municipal do distrito de Santarém que não tem quadro de bombeiros profissionais, sendo o serviço assegurado por funcionários da autarquia e bombeiros voluntários.
O actual Comandante Interino dos Bombeiros Municipais de Alcanena tem feito todos os esforços para a resolução destes problemas, mas a Autarquia não tem colaborado.
O BPS sabe que o corpo activo prepara uma "revolta" contra esta situação, prevendo-se por isso um boicote colectivo aos piquetes
”.
http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2010/10/alcanena-bombeiros-ponderam-boicoite.html
-------------------------------------------------------------------------------