segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sociedade

Câmara de Sardoal contra introdução de Portagens na A23
A Câmara de Sardoal está contra a introdução de portagens na A23, por estas porem “em causa a coesão nacional, provocando um ainda maior fosso nas assimetrias regionais já existentes”.
Esta posição consta de uma Moção apresentada pelo Presidente da Câmara, Fernando Moleirinho, e aprovada por unanimidade (votos dos Vereadores do PSD e PS) numa sessão do Executivo.
No texto da Moção, o Presidente da Câmara realça que a criação destas portagens vai criar “desemprego, problemas sociais e desertificação do interior”, pelo que, não pode aceitar “que a interioridade seja sinónimo de inferioridade”.
A Câmara de Sardoal não aceita, ainda, que “a discriminação positiva que possibilita a isenção ou redução do pagamento em determinados Concelhos, seja para uns, discriminação duplamente negativa”, porquanto este facto penaliza as empresas aí instaladas e a sua “capacidade competitiva”.
A luta pela fixação dos jovens e o aumento dos efectivos populacionais em geral e a instalação de agentes económicos que possam gerar emprego, são também fundamentos que servem como base para esta deliberação da Autarquia sardoalense.
O Presidente da Câmara considera que esta “decisão governamental é um rude golpe” para o interior do país.
A Moção foi enviada ao Ministério das Obras Públicas, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Governo Civil, Grupos Parlamentares na Assembleia da República e outras entidades.
------------------------------------------------------------------------