terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sociedade

Santarém acolhe as Comemorações do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 2010
Santarém acolhe este ano as comemorações do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada que se celebra no próximo Domingo, dia 21.
As cerimónias centrais têm lugar em Santarém, onde vão estar reunidas as várias organizações-membros da “Estrada Viva”.
As comemorações têm início às 09h30, no Passeio junto à Rotunda do W Shopping, com a “Simulação de um Desencarceramento”. Às 10h30 tem lugar uma Marcha pelas Vítimas, que tem início junto ao W Shopping, até ao Jardim Liberdade e termina no Largo do Seminário. Às 11h00, tem lugar uma Missa em memória das vítimas da estrada, na Sé Catedral, seguindo-se pelas 12h30 uma Largada de Pombos no Largo do Município.
Às 14h30 tem lugar uma cerimónia de deposição de flores e velas no Memorial das Vítimas da Estrada e deposição de flores e Velas, no Cruzamento de S. Pedro, na EN3, junto à passagem superior sobre a Rua O.
Pelas 15h30 tem lugar a inauguração da Exposição Fotográfica de Valter Vinagre, no Hall do Salão Nobre da autarquia Scalabitana.
Às 16h00, o Salão Nobre da Câmara de Santarém acolhe a Sessão Solene de celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada que conta com testemunhos de familiares das Vítimas da Estrada.
Pelas 17h30, no mesmo local, tem lugar um apontamento pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano, dirigido pelo maestro António Matias.
Às 18h15, após o Beberete de encerramento da Sessão Solene, tem lugar o lançamento de Livro “A Culpa não foi Minha: Culpa e comportamento de Risco nas estradas portuguesas", de Maria João Martins, no Hall do Salão Nobre.
Tendo em conta as directivas da ONU – Organização das Nações Unidas sobre esta celebração anual que propõem a colaboração entre organizações cívicas e entidades oficiais, a ESTRADA VIVA e a Câmara Municipal de Santarém associaram-se na organização deste evento.
------------------------------------------------------------------------------------