sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sociedade

Comissão de Utentes da A23 consideram-se enganados pela inclusão de portagens entre a A1 e Abrantes
A Comissão de Utentes da A23 no Médio Tejo manifestou-se hoje apreensiva com o anúncio da colocação de pórticos entre o nó da A1 em Torres Novas e Abrantes.
“Alguns ‘agentes’ ou ‘comissários’ locais do Governo disseram-nos sempre que o troço entre o nó da A1 e Abrantes não seria portajado. Agora, estamos perante um facto consumado, e o Governo coloca portagens nesse troço. Com isso tentaram enganar e dividir os utentes de toda a A23”, afirmou hoje António Costa Ferreira, da Comissão de Utentes da A23 no Médio Tejo.
Salientando a “apreensão em todo o processo”, o porta-voz dos utilizadores reiterou que “a A23 é fundamental e não há alternativas dignas para os utentes que não estejam em condições de pagar a utilização da via”.
António Costa Ferreira distingue o volume de tráfego entre o nó da A1, em Torres Novas, e Abrantes do restante traçado da A23, justificando-o com “a organização empresarial e dos serviços do Estado no Médio Tejo”.
“Vamos empenhar-nos para que o processo não vá para a frente”, frisou o porta-voz, acrescentando que, “mesmo sem portagens, em algumas das vias supostamente alternativas, como o centro do Entroncamento ou junto a Torres Novas, apresentam, em algumas horas do dia, um trânsito caótico”.
A Scutvias, concessionária da SCUT Beira Interior disse à Lusa que a instalação dos pórticos para a cobrança de portagens na A23 deverá arrancar no início de 2011.
A concessionária acrescentou que do quilómetro zero da A23 (confluência com a A1) ao quilómetro 37 (Nó Oeste de Abrantes) “serão instalados três conjuntos de pórticos", nos sublanços Zibreira/Torres Novas, Entroncamento/Atalaia, Constância Centro/Montalvo – Abrantes.
Entre o quilómetro 37 e o quilómetro 217 da A23 (confluência com a A25 após a Cidade da Guarda) serão instalados 13 conjuntos de pórticos, acrescentou a concessionária.
Em causa estão os sublanços Abrantes Este/Mouriscas, Mouriscas/Mação, Gavião/Envendos, Fratel/Perdigão, Alvaiade/Sarnadas –Retaxo, Sarnadas – Retaxo/Castelo Branco Sul, Castelo Branco Norte/Alcains, Alcains/Lardosa, Castelo Novo/Fundão, Alcaria/Covilhã Sul, Covilhã Norte/Belmonte Sul, Belmonte Norte/Benespera, Benespera/Guarda.
O Governo anunciou que a cobrança de portagens nas SCUT Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve terá início até 15 de abril de 2011, mas o ministro das Obras Públicas já disse que se houver condições para que a cobrança comece antes desta data, o Governo trabalhará nesse sentido.
-----------------------------------------------------------------------------