segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cultura

Instituto Bernardo Santareno atribui “Prémios Santareno de Teatro 2010”
Os actores Ana Paula e Rui Mendes foram distinguidos pelos Prémios Santareno de Teatro 2010 na categoria Carreira, anunciou hoje o presidente da câmara de Santarém.
Francisco Moita Flores anunciou hoje os vencedores dos galardões de um prémio que a autarquia escalabitana decidiu criar em 2006 para “comemorar a obra” de Bernardo Santareno e não deixar cair no esquecimento um dramaturgo que deve “orgulhar a cultura portuguesa” e que “não é lido nem representado como devia”.
Atribuídos pela autarquia e pelo Instituto Bernardo Santareno (IBS), os Prémios Santareno de Teatro distinguiram ainda este ano, na categoria Interpretação, os atores Custódia Gallego, pela sua interpretação na peça “Vulcão”, e Nuno Lopes, pelas interpretações em “A Cidade” e “Num dia como os outros”.
A peça “A Cidade”, pelo Teatro da Cornucópia com encenação de Luís Miguel Cintra, foi a distinguida na categoria Espectáculo.
Os jovens atores Sara Prata, em “As muralhas de Elsinore”, e Graciano Dias, em “O Príncipe de Homburgo”, recebem o prémio Revelação, indo este ano os prémios especiais para o projecto “PANOS Palcos Novos Palavras Novas”, da Culturgest, e para o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI).
O presidente do Instituto Bernardo Santareno, Vicente Batalha, vai receber o prémio especial de Encenação pela peça “A Promessa”, de Bernardo Santareno, justificando Moita Flores esta distinção “caseira” com a necessidade de distinguir quem na região “mais trabalha para divulgar e afirmar Bernardo Santareno”.
Vicente Batalha dirige o Grupo Cénico Música Nova, de Pernes, que levou à cena uma peça de Bernardo Santareno que Moita Flores considera dever ser distinguida, mesmo contra a vontade do presidente do IBS, por ter atingido “um nível de notoriedade muito além do trabalho de atores amadores”.
O autarca destacou os eventos promovidos em Santarém em torno da figura de Bernardo Santareno como sendo já “um projecto cultural sustentado”, sublinhando o facto de o Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno, que distingue obras de teatro inéditas, contar com um elevado nível de participação de autores nacionais residentes em todo o país e mesmo no estrangeiro.
Os Prémios Santareno de Teatro vão ser entregues numa gala que se realiza no próximo domingo no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, e que contará com a participação de artistas como a soprano Ana Paula Russo, o pianista Nuno Lopes, a fadista Cristina Branco, os jovens bailarinos Funky Flex Crew, o grupo de dança Fresh Flava, a Grande Orquestra José Santos Rosa e o Coro dos Pequenos Cantores de S. Francisco.
A gala será apresentada pelos atores Cláudia Semedo e José Afonso Pimentel.
------------------------------------------------------------------------------