sábado, 13 de novembro de 2010

Desporto

Assinado na Golegã contrato para a construção do Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres
Realizou-se esta tarde na Golegã a cerimónia de assinatura do contrato de financiamento para construção do Centro de Alto Rendimento para Desportos Equestres, na Golegã, uma obra orçada em 3,2 milhões de euros e que terá uma comparticipação de dois milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder).
Helena Azevedo gestora do POVT, disse “que o programa apresenta, na área do desporto, uma taxa de execução financeira de 50 por cento, uma das mais elevadas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o que, revela “o grande dinamismo” neste sector”.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, presente na assinatura do contrato, considerou “um êxito” a aposta feita pelo Governo há três anos, na criação de centros de alto rendimento destinados a oferecer aos atletas de excelência condições “iguais ou pelo menos próximas das que oferecem outros países”.
Laurentino Dias realçou o facto de estarem já construídos e em funcionamento os centros de alto rendimento de 11 modalidades desportivas, estando outros a caminho, em obra ou a iniciar, como é o caso do da Golegã.
Segundo disse, esgotada a verba prevista no QREN, o Governo procurará encontrar outras fontes de financiamento, já que o dinheiro investido no sector "é muito bem aplicado".
Realçando a importância do desporto equestre português, que, sublinhou, deu ao país a primeira medalha olímpica e desde 1988 não falha uma ida aos Jogos Olímpicos, o secretário de Estado disse esperar que o centro de alto rendimento da Golegã venha não só dar as melhores condições aos atletas nacionais mas também, a exemplo do que já acontece com os centros de Montemor o Velho e da Anadia, a receber muitos estrangeiros.
“Quero ver quantas equipas de várias partes do Mundo não vão querer estar em Portugal em 2012 a preparar-se para os Jogos Olímpicos”, disse, realçando que, à tradicional capacidade de bem receber, Portugal pode agora juntar instalações desportivas aptas a preparar os melhores.
O presidente da câmara municipal da Golegã, José Veiga Maltez, disse igualmente esperar que equipas olímpicas sul-americanas, que actualmente escolhem países como a Alemanha ou a França para a sua preparação, passem a fazer os seus estágios na Golegã.
Laurentino Dias sublinhou precisamente a capacidade de aliar estes investimentos ao desenvolvimento e à economia das regiões, referindo o facto de a Golegã possuir já um conjunto de infra-estruturas ligadas ao cavalo, elemento que assume grande importância na economia regional.
A cerimónia contou ainda com a presença do ministro da Agricultura, que está de visita à XXXV Feira Nacional do Cavalo/XII Feira Internacional do Cavalo Lusitano/Feira de S. Martinho, que decorre até amanhã, domingo na vila da Golegã.
Marcaram ainda presença os presidentes de federações de várias modalidades desportivas e a ex-atleta mundial Rosa Mota.
----------------------------------------------------------------------------------