quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Política

António Filipe critica ausência no PIDDAC de nova ponte no Tramagal
O deputado do PCP António Filipe lamentou hoje que a construção da nova travessia sobre o Tejo na zona de Tramagal, Abrantes, não esteja cabimentada no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2011.
O deputado eleito pelo círculo de Santarém esteve ontem junto ao piquete de greve da fábrica da Mitsubishi, no Tramagal, tendo sublinhado, em declarações à agência Lusa, a importância daquela acessibilidade para uma ligação directa da empresa à A23 e para a “viabilidade e futuro” dos seus cerca de 350 trabalhadores.
“Há mais de 100 anos que não se constrói nenhuma travessia sobre o Tejo no norte do distrito” de Santarém, disse o deputado comunista, lembrando que a ponte de Constância – encerrada ao tráfego rodoviário desde Julho – ainda tem os problemas por resolver.
De acordo com a Lusa, António Filipe disse que “as respostas às necessidades reais não passam de expectativas e de promessas que não terão concretização, uma vez mais, em 2011”, tendo lamentado que todas as propostas apresentadas pelo PCP para o distrito de Santarém tenham sido “chumbadas em bloco” pelo PS, com os votos do PSD e CDS-PP a recaírem na abstenção.
Segundo o deputado, “muitas promessas feitas e muitas obras prementes vão continuar adiadas pelo menos mais um ano”, porque não têm cabimento no Orçamento de Estado.
Na ocasião, António Filipe sublinhou o “elevado nível de adesão” à greve geral de hoje na Mitsubishi, que “paralisou” a linha de produção na fábrica durante toda a manhã.
“O nível de adesão é muito elevado e maior que em outras jornadas de luta”, afirmou o deputado.
“Num quadro difícil e num tempo em que se prega o conformismo, este é um aviso muito sério e uma grande lição dada pelos trabalhadores ao poder político”, acrescentou.
-----------------------------------------------------------