segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Empresas

“Águas do Ribatejo” anuncia entrada do concelho de Torres Novas na empresa e investimentos de 131 milhões de euros
A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) anunciou hoje um plano de investimentos de 131 milhões de euros em sistemas de saneamento básico e de abastecimento de água, a realizar até 2012.
Em conferência de imprensa, o conselho de administração da AR formalizou ainda o anúncio da entrada do concelho de Torres Novas na empresa, que se tornará o sétimo município a fazer parte deste projecto intermunicipal.
Com a entrada de Torres Novas na AR, a empresa passará a servir uma população de 144 mil pessoas e 76 mil consumidores, distribuídos por seis concelhos da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos) e pelo município torrejano que terá uma parcela de 30 milhões de euros do plano global de investimentos da empresa
A empresa anunciou também que foi aprovada uma nova candidatura ao QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional -no valor de 18,7 milhões de euros para obras de racionalização de todo o sistema de abastecimento de água nos municípios da Lezíria do Tejo aderentes.
Segundo dados fornecidos pela Águas do Ribatejo, estão já concluídas ou em execução obras no valor de 52 milhões de euros que resultam de candidaturas já apresentadas em anos anteriores.
O investimento global de 131 milhões de euros hoje anunciado é financiado por fundos do QREN em cerca de 76,3 milhões. Para o abastecimento de água é destinado um valor de 52,8 milhões de euros e para o saneamento básico o valor ascende aos 78,3 milhões de euros.
Questionado sobre as tarifas que serão praticadas no abastecimento de água, António Ganhão, presidente da câmara de Benavente e membro do conselho de administração da AR, afirmou que haverá um aumento de 10 por cento no próximo ano, mais 10 por cento em 2012 e 5 por cento em 2013.
António Ganhão esclareceu que se tratam de aumentos “ajustados à geração de receitas necessárias para a sustentabilidade da empresa”, acrescentando que a tarifa média cobrada nestes municípios ficará ainda assim abaixo da média nacional.
Moura de Campos, director geral da empresa, explicou que a comparticipação da empresa no investimento de 131 milhões de euros será feita através de receitas próprias da AR e de dois empréstimos bancários já contraídos, um no valor de 17,5 milhões de euros e outro no valor de 2,5 milhões (destinado ao reforço de tesouraria). O director referiu ainda que está a ser negociado com a banca outro empréstimo no valor de 39,5 milhões de euros.
----------------------------------------------------------------------------