sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cultura


Biblioteca Municipal de Torres Novas adere à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO
A secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Manuela Galhardo, esteve em Torres Novas ontem, dia 18 de Novembro, a entregar o certificado que formaliza a integração da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes na Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO.
A cerimónia decorreu durante os III Encontros da Lusofonia, tendo Manuela Galhardo, sublinhado, «é com muito prazer que entrego o certificado que atesta a inclusão da Biblioteca Gustavo Pinto Lopes nesta Rede. Torres Novas é uma Cidade Educadora. A escola Maria Lamas é uma escola UNESCO, que promove e difunde os nossos valores. Por isso, este é o selar de uma relação que começou há muito. É um momento muito feliz enquadrar esta cerimónia nos Encontros da Lusofonia, porque é na cultura, tendo a língua como base, que nos situamos para estabelecer as pontes da internacionalização da biblioteca», frisou.
Para o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, este diploma representa uma homenagem, adiantando, «é o resultado dos homens e das mulheres que trabalham na Biblioteca e na Divisão de Educação da Câmara. Há aqui o resultado evidente e positivo do trabalho dos que estão no terreno. Quero aproveitar para lhes agradecer e dizer que merecem esta distinção. Este trabalho é vosso», sublinhou o autrca torrejano.
No final da cerimónia ficou ainda a intenção de a UNESCO se associar aos Encontros da Lusofonia de Torres Novas, já a partir do próximo ano.
A candidatura apresentada pela Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes foi ao encontro do cariz intercultural que se pretende afirmar no equipamento, complementar ao projecto de promoção da leitura (Lês-te, a Biblioteca de Leste: centro de recursos multicultural), realizado em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.
-----------------------------------------------------------------------------------