terça-feira, 16 de novembro de 2010

Saúde

Hospital de Santarém vai inaugurar Unidade de Radioterapia e edifício da Consulta Externa
O Hospital de Santarém inaugura, dia 10 de Dezembro, uma Unidade de Radioterapia e o novo edifício da Consulta Externa, um investimento exclusivamente privado, da ordem dos 12 milhões de euros.
A inauguração insere-se nas comemorações dos 25 anos do Hospital de Santarém (HDS) e na estratégia de “relançamento” desta unidade de saúde que serve uma região de meio milhão de habitantes, "dimensionando-a para as exigências do próximo quarto de século", disse à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração.
“São dois empreendimentos relevantes para o relançamento da saúde numa região com grande incidência de patologias oncológicas, onde são diagnosticados todos os anos mais 1200 novos casos de cancro”, disse José Josué à Lusa.
Segundo disse, o Hospital de Santarém já dispõe de serviço de quimioterapia, mas os doentes oncológicos que necessitam de tratamento de radioterapia têm de ser encaminhados para unidades em Lisboa, Barreiro, Setúbal, “com todo o desconforto, incómodo e custos que isso implica”.
A Unidade de Radioterapia começou a ser construída no início de Dezembro de 2009, obrigando à mudança do local das consultas externas do Departamento Cirúrgico.
O privado teve de construir instalações novas para a consulta externa, um total de 1800 metros quadrados (um piso e meio) para os gabinetes de consulta e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica.
O novo edifício das Consultas Externas vai permitir responder “com qualidade e dignidade” a um serviço que há 25 anos foi dimensionado para atender 50 000 pessoas/ano e que actualmente recebe 150 000/ano, adiantou.
José Josué disse que no novo edifício vão passar a ser atendidos uma média de 600 a 650 doentes diariamente, 400 no Departamento de Cirurgia e os restantes no Departamento Médico.
O décimo piso do Hospital de Santarém, que durante muitos anos esteve alugado a uma clínica privada e que no último ano acolheu temporariamente as consultas externas, vai agora ser libertado para internamentos, um espaço de que o HDS carecia.
Com algum atraso em relação ao prazo inicialmente previsto, estão também praticamente concluídas (com previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2011) as obras no Serviço de Urgências, um investimento de 7 milhões de euros, 70 por cento dos quais suportados por fundos comunitários.
José Josué disse à Lusa que nas obras que tem estado a realizar o Hospital de Santarém está a deixar “zonas de reserva” para responder a necessidades que venham a ser sentidas no futuro, como uma unidade de AVC (acidentes vasculares cerebrais)
As comemorações dos 25 anos do Hospital de Santarém iniciaram-se na segunda-feira e vão prolongar-se até 15 de Dezembro.
Hoje, o dia é dedicado às crianças, tanto às que estão internadas como aos filhos dos trabalhadores, com a visita do futebolista Pedro Mantorras, convívio com a campeã nacional de Skiff feminino pesado, a médica do Hospital de Santarém Sara Rebelo Silva, e actuação do Coro do Jardim Escola João de Deus e de um mágico.
Sessões de música, exposições, conferências sobre temas como o voluntariado, “respostas integradas em saúde mental” e “como manter um coração saudável”, sorteio de um quadro, concertos de jazz e de canto lírico são vários dos eventos programados.
*Lusa
-------------------------------------------------------------------------------------