sábado, 6 de novembro de 2010

Certames

“Verão de S. Martinho” brindou arranque da Feira Nacional do Cavalo na Golegã
O “Verão de S. Martinho” brindou a Feira Nacional do Cavalo que começou ontem na Golegã. Sob uma temperatura muito agradável, foram ultimados os pormenores para o arranque do maior evento equestre nacional.
Cavalos, cavaleiros e amazonas trajados a rigor, charretes, castanha assada, água-pé, abafado e jeropiga são alguns dos tons que vão pintar o cenário da Golegã até dia 14 de Novembro.
Além das várias competições equestres, este ano, a Feira de S. Martinho fica marcada por um acréscimo de eventos culturais. Um deles, foi inaugurado hoje. A exposição de pintura de Álvaro Mendes, intitulada “Golegã, História, Quintas e Cavalos” está patente no Equuspolis até 30 de Novembro.
Para José Veiga Maltez, presidente da Câmara Municipal da Golegã, “o pintor apresenta uma visão agradável daquilo que muitos goleganenses e quem nos visita desconhece: aquilo que está por trás dos muros”, disse o autarca sobre as quintas de S. António ou de Salvador, os recantos da Casa Relvas ou do Largo do Arneiro, alguns dos temas retratados e que muitas vezes passam despercebidos.
A acompanhar cada pintura, existe um texto explicativo da autoria de Veiga Maltez e diversos poemas de José de Castro Canelas.
Álvaro Mendes, depois de agradecer aos proprietários das quintas que lhe facultaram o acesso, explicou que decidiu unir o património histórico e arquitectónico, juntando-lhe o cavalo, o símbolo da vila.
A concluir, dedicou a exposição a todos os goleganenses.
Também integrado nas iniciativas do certame, o Clube de Ténis da Golegã apresentou hoje o XIII Open da Golegã / Feira Nacional do Cavalo, um torneio que de ténis já indissociável da Feira de S. Martinho.
Estão inscritos 71 atletas (50 masculinos e 21 femininos) registando-se um aumento de 30 tenistas em relação ao ano passado, apesar de a Federação Portuguesa de Ténis ter marcado um estágio para a mesma data, o que levou Paulo Riachos, presidente do CTG, a tecer algumas críticas àquele organismo: “Já mostrámos o nosso desagrado para que não se repita. Não foi a organização que perdeu, mas sim os jogadores que ficaram impedidos de vir”.
Mesmo assim, estarão presentes alguns dos melhores tenistas nacionais, como José Ricardo Nunes (1º ranking) ou Sofia Araújo (5ª ranking). O torneio tem início neste sábado e termina no próximo domingo, dia 14.
A Feira continuahoje, sábado, esperando-se novamente um sol primaveril. Pelas 7h30, terá lugar a partida para o Concurso de Resistência Equestre, no Largo do Arneiro. Às 9h00, terá início o Concurso de Saltos de Obstáculos, enquanto que na Quinta da Labruja, começa, às 14 horas, o Concurso Completo de Atrelagem – Classe Maratona. As actividades equestres de sábado encerram no Picadeiro Lusitanus, a partir das 21 horas, como a realização do 2º Campeonato de Portugal de Saltos em Liberdade - Poldros de 3 anos.
Quanto a iniciativas culturais, será inaugurada, às 18h30, no Palácio do Pelourinho, a exposição “Centenário do Nascimento do Pintor Manuel Fernandes”, falecido em 1998, pai do pintor e escultor goleganense Rui Fernandes. Uma hora mais tarde, na Casa-Estúdio Carlos Relvas terá lugar a abertura da Exposição de Fotografia “Momentos Lusitanos no Oeste … imagens do 1º workshop de fotografia equestre com Paula da Silva” (ACPSLO/ Revista Dressage Portugal). Ainda amanhã, abre a exposição de pintura de Serrão de Faria, junto ao Secretariado da Feira.
------------------------------------------------------------------------------