quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ambiente

Tomar participa na “Semana Europeia da Prevenção de Resíduos”
O CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Tomar, vai participar na Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, a partir do próximo sábado, dia 20, e até 28 de Novembro, com um conjunto de iniciativas, das quais se destaca a palestra "Prevenção na produção de resíduos".
De 20 a 28, nas instalações do CMIA, na Casa dos Cubos, decorre a exposição "Uma vida com menos resíduos, realidade ou imaginação?", que se integra também no ciclo regular de exposições sobre a temática do ambiente apresentadas pelo Centro.
E será também aí que se realiza, já neste sábado, 20 de Novembro, entre as 10 e as 12 horas, o atelier “Produzir menos lixo…como?” dirigido a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos.
Por fim, mas não menos importante, a palestra "Prevenção na produção de resíduos" decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal no dia 24, quarta-feira, a partir das 9.30 horas da manhã. Está aberta a todos os interessados, mas especialmente à comunidade escolar, sendo a participação gratuita, mediante inscrição para centroambiental@cm-tomar.pt ou pelo telefone 249 329 870. O programa conta com dois painéis, o primeiro às 10.20 sobre “Os resíduos em Portugal” com a participação de Diamantino Duarte, da Resitejo, abordando a recolha e transporte de resíduos e de Mário Raposo, da Sociedade Ponto Verde, que falará sobre o percurso das embalagens.
No segundo painel, às 11.20, falar-se-á sobre “Porquê e como reduzir” com António Ferreira, da Amb3e, a abordar a valorização de resíduos eléctricos e electrónicos, enquanto Elsa Curado e Margarida Arnaut, do Centro de Saúde de Tomar falarão sobre os efeitos dos resíduos na saúde.
A moderação dos trabalhos estará a cargo de Rui Sant’Ovaia, do Instituto Politécnico de Tomar.
-------------------------------------------------------------------------------