domingo, 28 de novembro de 2010

Sociedade


Imagem:A.Anacleto
------------------------------------------
Secretária de Estado da Igualdade participou em Alcanena no colóquio “os Filhos da Violência Doméstica

Elza Pais, Secretária de Estado da Igualdade, participou ontem em Alcanena no colóquio “os Filhos da Violência Doméstica”.
No discurso da sessão de abertura, a membro do governo, afirmou, “milhares de mulheres denunciam por ano às autoridades (PSP e GNR), queixas de violência”, adiantando, “actualmente, está a verificar-se um aumento significativo de queixas oriundas de zonas rurais do país”. Realçando, “é terrível, alguém viver no seu lar com “medo”, a casa deve ser um refúgio para a paz”, adiantando, “não há futuro sem investimento na protecção da criança, as próprias escolas devem também ter uma acção eficaz na defesa da criança, principalmente nos casos relacionados com esta questão”.
O “recado” às autarquias também foi sublinhado pela Secretária de Estado, “as autarquias devem ter um papel importante nesta problemática da violência doméstica. São as autarquias locais, que estão mais próximas e conhecem melhor as pessoas. Podem e devem ter um “papel” preponderante na acção de entre ajuda no combate a estas situações que afectam psicologicamente as vítimas”.
Elza Pais, anunciou, que na próxima semana o governo vai apresentar uma estratégia de trabalho, onde serão envolvidos além do próprio governo, as autarquias e instituições civis, adiantando ainda, que vai ser proposto à União Europeia a criação de uma linha telefónica europeia para ajuda no combate à “violência doméstica”. Realçando, “apesar de ser um problema global, o mesmo deve ser feito eficazmente a nível local, para minimizar os actos violentos”.
Questionada à margem da iniciativa, sobre o “IV Plano Nacional contra a Violência Doméstica”, que foi aprovado recentemente em Conselho de Ministros, a governanta afirmou, “este novo Plano é para ser aplicado e cumprido na íntegra”.
Também participante na iniciativa, a Presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, salientou, “no concelho de Alcanena, existem algumas situações relacionadas com a “violência doméstica”, as mesmas têm vindo a ser controladas e resolvidas pelos técnicos envolvidos, os quais, em alguns casos tem existido mesmo uma resolução de elevado sucesso”, sublinhou. A autarca adiantou, “continua a existir bastante conflitualidade na sociedade, é notório a indisciplina nas escolas, o qual, cada vez mais preocupa os professores. Sabe-se, que várias situações se relacionam com causas da violência doméstica”, sublinhou.
------------------------------------------------------------------------