segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Eventos


Enoturismo esteve em debate na cidade de Ourém
Ourém foi um dos 30 municípios que assinalou o Dia Europeu do Enoturismo.
O local escolhido para receber as comemorações foi a Ucharia do Conde, sítio de amostragem, degustação e comercialização de produtos de Ourém, e contaram com a participação de várias pessoas ligadas ao vinho e à vinha.
José Alho, vereador da cultura da Câmara Municipal, afirmou que “Ourém não pode estar distraído nas questões do vinho”. Neste sentido lembrou a celebração do protocolo no Dia Nacional do Vinho, entre a Câmara, a AmbiOurém e a VitiOurém, que tornou a Ucharia do Conde uma realidade.
Luísa Romão, do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), salientou que “Ourém é o único sítio onde o Dia Europeu do Enoturismo está a ser comemorado e o IVV está representado”. Realçou a “potencialidade fantástica de Ourém”, que tem um vinho histórico, que pode ser associado a outros vinhos tradicionais, defendendo que “antes de se associar a uma rota do vinho, Ourém deverá recorrer “ás adegas locais, com a criação de um pequeno espaço de recepção, onde se possam contar as histórias das famílias e onde os visitantes possam ter a tentação de querer conhecer mais”.
José Arruda, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, destacou a entrada de Ourém em Março deste ano na AMPV, felicitando a Câmara pela realização desta iniciativa, afirmando que “estamos no bom caminho”.
Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, definiu este um “momento importantíssimo” para o município, pois “somos um concelho com uma vocação natural na área do turismo”, sendo estes complementos de natureza turística, “fundamentais para a redução da sazonalidade de Fátima”.
Neste contexto anunciou que a autarquia irá entregar um voucher a todos os cidadãos que ficarem nos hotéis de Fátima, que dará direito a entradas na Galeria Municipal, no Museu Municipal e a degustação de produtos na Ucharia do Conde.
--------------------------------------------------------------------------------