sábado, 13 de novembro de 2010

Política


Bloco de Esquerda enceta contactos com entidades de Alcanena sobre a problemática situação ambiental no concelho
Uma delegação do BE, onde se incluía o deputado eleito pelo círculo de Santarém, José Gusmão, visitou este sábado a ETAR de Alcanena e reuniu com o presidente da Associação de Utilizadores Sistemas de Águas Residuais de Alcanena (AUSTRA).
O deputado Bloquista, à conversa com os jornalistas, disse, “após auscultarmos o presidente da AUSTRA, concluímos que a ETAR de Alcanena não reúne as mínimas condições exigíveis, tanto a nível estrito do cumprimento da lei, como no campo da garantia de índices de qualidade do ar compatíveis com a saúde pública e bem estar da população do concelho”, adiantando, “obtivemos do presidente da AUSTRA, o compromisso da realização de operações de monitorização da qualidade do ar, a realizar o mais tardar no próximo mês de Janeiro. Diz o presidente da AUSTRA, que o custo desta operação vai custar cerca de 40.000 €, não se sabendo ainda, quem vai pagar. No entanto, o BE, empenhar-se-á com todos os seus esforços, para que essa acção ocorra de forma imediata”, adiantou.
O deputado, assegurou, “o BE vai tomar posição mais uma vez perante os Ministérios da Saúde e do Ambiente, com requerimentos através do parlamento, sobre este grave problema ambiental que se vive nesta região de Alcanena”.
O BE adiantou ainda, “foi-nos informado pelo responsável da AUSTRA, que vai ser lançado na próxima semana o concurso para o projecto da «fase de separação das águas residuais industrias e domésticas (colectores), no entanto o presidente da associação, afirmou-nos que «que não vai meter um cêntimo" na comparticipação sem ter a certeza do compromisso por parte da Câmara» ”, frisou José Gusmão, sublinhando, “embora existam planos para a total requalificação dos sistemas de despoluição do concelho de Alcanena e bacia do Alviela, registamos com preocupação a incerteza sobre os financiamentos, tanto a nível nacional, como a nível comunitário. Iremos opor-nos eficazmente, que estes investimentos possam ser comprometidos por restrições orçamentais e exigiremos junto do governo garantias concretas a este respeito”, adiantaram os responsáveis daquela força partidária.
Entretanto, o responsável da concelhia do BE, adiantou, que foi solicitado uma reunião com a Câmara de Alcanena, aguardando uma resposta para se agendar o encontro.
----------------------------------------------------------------------------------------