sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Autarquias

Município do Entroncamento vai decidir em Dezembro se vai passar a cobrar taxa aos bancos pela instalação de Caixas Multibanco em espaço público
A Câmara Municipal do Entroncamento vai decidir, na primeira reunião de Dezembro, o valor da taxa que vai passar a cobrar aos bancos pela instalação de caixas Multibanco em espaço público, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.
Jaime Ramos (PSD) disse à Lusa que a decisão de cobrar esta taxa foi tomada por unanimidade na sequência de uma proposta apresentada pelo vereador do Bloco de Esquerda.
“Se todos os que ocupam o espaço público pagam uma taxa, por que razões não têm os bancos de fazer o mesmo?”, questionou, frisando que está a ser feito um estudo sobre o valor a aplicar, que, disse, não será “exorbitante” só por se tratar de bancos, mas enquadrado nos valores que estão a ser aplicados em situações idênticas.
Como se trata de uma nova taxa, a integrar a tabela de taxas do município, a medida terá que ser submetida à votação em assembleia municipal, acreditando Jaime Ramos que estará em condições de ser discutida na reunião de Dezembro deste órgão.
No distrito de Santarém também a câmara municipal de Salvaterra de Magos (BE) aprovou, na última reunião do executivo, uma moção que recomenda a elaboração de um estudo para a eventual criação de uma taxa de ocupação da via pública pelas caixas Multibanco.
A moção apresentada pelo Bloco de Esquerda foi aprovada com a abstenção dos vereadores da oposição, que manifestaram o receio de que os bancos venham a imputar esse custo aos clientes ou reduzam as caixas na via pública.
--------------------------------------------------------------------------------