segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Política


Distrital do PSD pretende realizar “1º Congresso Distrital” no último trimestre de 2011
A distrital do PSD de Santarém anunciou hoje que pretende realizar, no início do último trimestre de 2011, o 1.º congresso distrital com o objectivo central de “definir um rumo político” para os próximos anos.
Em conferência de imprensa, o presidente da distrital, Vasco Cunha, referiu que, antes do congresso, o partido vai reunir com os militantes e apoiantes de todos os 21 concelhos do distrito de Santarém para reunir “contributos e propostas” para um diagnóstico da região e para preparar as próximas eleições autárquicas de 2013.
Vasco Cunha referiu ainda que a distrital do PSD vai reunir um conjunto de informação estatística sobre a região que resultará num “diagnóstico informativo da situação política, económica, social e cultural”.
Este diagnóstico informativo fará parte de um documento final que vai ser apresentado e discutido no congresso, e no qual estarão também as propostas dos militantes recolhidas nas reuniões sectoriais e concelhias a realizar durante as próximas semanas.
“Este documento será a nossa plataforma política, o caderno de encargos do PSD para o distrito de Santarém durante os próximos anos”, frisou Vasco Cunha. O líder da distrital social-democrata sublinhou ainda que “o PSD quer reflectir sobre o distrito mas com as pessoas de cá, com quem conhece as necessidades da região”.
Segundo Vasco cunha, o documento que irá a congresso vai abordar quatro grandes áreas: o Estado e a sua organização regional no distrito de Santarém, incluindo uma reflexão sobre o papel do Governo Civil e das comunidades intermunicipais; a área social com uma divisão em temas como saúde, educação e segurança social; e por último um capítulo designado “Novos Desafios” em que serão abordadas “indústrias criativas, a reforma das cidades e dos centros históricos”.
Miguel Relvas, presidente da assembleia distrital e secretário-geral do PSD, salientou o carácter inédito deste congresso no contexto nacional do partido e afirmou que “é uma demonstração de que o partido está bem vivo no distrito e quer recuperar do mau resultado das últimos eleições”.
Questionado pelos jornalistas, o secretário-geral do PSD recusou assumir que este congresso surge apenas com o objectivo de preparar eventuais eleições legislativas.
--------------------------------------------------------------------------