quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ambiente


Ourém apresenta Programas Educativos Ambientais
Foram ontem apresentados, no Centro de Interpretação do Agroal/Alto Nabão, vários programas educativos a levar a cabo pelo Município de Ourém, através da AmbiOurém, em parceria com o Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus. Este acordo foi assinado aproveitando o programa concelhio “Projecto Plantar Portugal”, uma iniciativa de âmbito nacional, que levou 250 alunos das escolas do primeiro ciclo do concelho de Ourém ao Agroal na segunda e terça-feira,
Estes programas serão desenvolvidos em 2011, ano em que se comemorará o Ano Internacional das Florestas, sendo um destinado às escolas do concelho de Ourém, designado “Conhecer a Floresta”, na Mata Municipal António Pereira Afonso e outro para as escolas do concelho e mas aberto às escolas de todo o país - “Um dia no Agroal: ver de perto para conhecer melhor”.
Na assinatura do protocolo que formaliza estes programas, José Manuel Alho, vereador da Câmara Municipal de Ourém, agradeceu o envolvimento dos agrupamentos de escolas no “Plantar Portugal”, reforçando o facto de estar também a ser assinalado o Dia da Floresta Autóctone.
Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, elogiou o protocolo com a Quercus, afirmando que “a educação ambiental é um “factor-chave” que desperta nas novas gerações “consciência ambiental”. Sendo estes programas dirigidos sobretudo às escolas”, Paulo Fonseca disse ainda, “contar com os agrupamentos, pois “sem os professores e as suas dinâmicas complementares não seria possível resistir a um conjunto de intempéries da sociedade portuguesa e europeia”.
Carlos Marques, presidente da Junta de Freguesia de Formigais, destacou a “dinâmica diferente” e as “melhorias significativas” que o Centro de Interpretação Ambiental do Agroal teve em 2010.
Deolinda Simões, presidente da Assembleia Municipal, apelou à manutenção do “Agroal selvagem”, preservando a riqueza que ele tem, acrescentando que “como educadora fico muito satisfeita por ver aqui tanta criança com sensibilidade para preservar o ambiente”.
---------------------------------------------------------------------