terça-feira, 18 de maio de 2010

Sociedade

Paulo Caldas ouvido por juiz e aguarda em casa aplicação de eventual medida de coação
O presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Caldas, detido hoje por posse de arma ilegal, já foi ouvido por um juiz e aguarda em casa a aplicação de uma eventual medida de coação, disse à Lusa fonte ligada à família do autarca.
Outras fontes próximas do autarca explicaram à agência Lusa que se trata de uma arma de herança familiar, de calibre 6.35 e da qual não há documento que comprove a sua origem.
O vice-presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Varanda, já tinha confirmado anteriormente a realização hoje de buscas da Polícia Judiciária (PJ) nos gabinetes e nas residências do presidente da autarquia e dos vereadores do mandato anterior.
Paulo Varanda disse que uma dezena de elementos da PJ estiveram de manhã, cerca de hora e meia, no interior da Câmara, tendo sido acompanhados pelo presidente, Paulo Caldas (PS), que diligenciou no sentido de serem facultados todos os documentos solicitados, incluindo em formato digital.
O vice-presidente disse desconhecer o teor das buscas, não confirmando qualquer ligação a alegado financiamento partidário.
Segundo disse, antes das buscas nos gabinetes, a PJ esteve nas residências tanto de Paulo Caldas como dos ex-vereadores Francisco Casimiro, Rute Ouro e Pedro Ribeiro, “todos eles relacionados com processos de obras, públicas e particulares”.
“Não temos concretamente a causa que despoletou esta diligência, não há um relacionar com esta ou aquela obra. Apenas que foi investigada toda a documentação, todos os elementos que fazem parte de procedimentos relacionados com obras, não com uma em concreto”, disse, adiantando que “nada foi levado” pelos inspectores da PJ.
Em Fevereiro de 2009, numa outra investigação da PJ, Paulo Caldas foi constituído arguido num processo relacionado com a realização de obras ilegais nos terrenos onde se encontra a Casa das Peles.
--------------------------------------------------------------------