quinta-feira, 20 de maio de 2010

Efemérides


Bombeiros da Freixianda comemoram aniversário
Os Bombeiros da Freixianda, concelho de Ourém, comemoraram com um jantar os 25 anos de existência.
Num ambiente de festa, foram várias as manifestações de profundo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos soldados da paz ao longo destes vinte cinco anos.
Visivelmente emocionado, Júlio Henriques, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourém, corporação onde esta secção está inserida, disse que "a Freixianda e todos estes homens e mulheres conseguem dar um contributo de cidadania a todos aqueles que nas piores horas precisam dos bombeiros".
Conhecedor da realidade do que é ser bombeiro, Rui Vital, presidente da Junta de Freguesia de Freixianda elogiou o trabalho desenvolvido pelos seus ex-colegas, deixando também uma palavra de agradecimento à Câmara de Ourém que levou a cabo alguns trabalhos de melhoria no quartel. À autarquia deixou também alguns "apelos", nomeadamente ao nível de infra-estruturas necessárias para a sua freguesia.
Os apelos foram também partilhados por Deolinda Simões, presidente da Assembleia Municipal de Ourém, que reforçou a necessidade de uma estrada que ligue Freixianda à sede do concelho.
Respondendo aos desafios lançados, Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém anunciou que "estão em curso boas obras para a Freixianda", nomeadamente um novo centro escolar, a qualificação das estradas desde a rotunda da Perucha à Várzea do Bispo e desde Porto do Carro à Perucha.
Quanto à ligação à sede do concelho, o presidente da Câmara recordou a sua candidatura à autarquia há 12 anos, reforçando que "uma das principais bandeiras era precisamente esta ligação". Disse que pode não ser concretizada já no próximo ano, mas que terá de ser uma realidade no futuro.
Aos presentes deixou ainda uma novidade, que será "mais um motivo de centralidade na Freixianda" . Com a construção do novo centro escolar e a desactivação do edifício do 1º ciclo, “temos a pretensão de criar ali um pólo da Escola Profissional de Ourém, para que esta terra não esteja mais tempo a ver o progresso a passar ao seu lado"
Sobre o “momento solene”, Paulo Fonseca, agradeceu o "bom trabalho desenvolvido pelos bombeiros da Freixianda", exemplos de "grande dignidade e desinteresse material". Assinalou ainda presença dos representantes das corporações de Caxarias e de Fátima, como um "exemplo de coesão". Neste sentido apelou à união de todas as corporações, numa perspectiva de "economias de escala", e adiantou: " não temos meios e recursos pata chegar à utopia de cada um pensar apenas em si. Precisamos de estar mais juntos. É assim que devemos ver a nossa integração".
A secção conta actualmente com 26 elementos, 20 homens e 6 mulheres. Todos são bombeiros à excepção de três elementos femininos que são ainda estagiárias mas que farão exame no próximo ano.
Todos os elementos, incluindo os estagiários, têm formação em várias áreas, nomeadamente, cursos de socorrismo, desencarceramento, incêndios florestais, incêndios urbanos e industriais entre outros.
---------------------------------------------------------------------------