quinta-feira, 20 de maio de 2010

Certames

ExpoÉgua inicia-se hoje na Golegã
A 12.ª ExpoÉgua começa hoje na Golegã, tendo o município decidido aliar a este certame, que decorre até domingo, o IV Salão do Vinho, do Vinagre e do Azeite e a Mostra de Gastronomia Ribatejana, que se realizavam em Setembro.
O presidente da Câmara Municipal da Golegã, José Veiga Maltez (independente eleito pelo PS), disse à agência Lusa que a junção dos vários eventos permite "ganhar escala" e potenciar o turismo no município.
Sublinhando que se situa na Golegã a maior vinagreira nacional e que "grande parte dos produtores de vinho são também criadores de cavalos", Veiga Maltez afirmou que aliar estas iniciativas "fortalece a identidade ribatejana".
O autarca considerou ganha a aposta feita, quando assumiu pela primeira vez a gestão da autarquia, em 1998, na realização de um certame que destacasse a égua, já que esta era vista "só pela sua beleza, pela estética e não era apreciada na sua funcionalidade".
"Com a evolução dos tempos, hoje as éguas fazem o mesmo que os cavalos - há éguas toureiras, saltadoras de obstáculos, raidistas -, ainda mais porque têm filhos", factor "importantíssimo porque uma das bases da criação equina é a importância da escolha de uma boa mãe", afirmou.
A exemplo do que passou a acontecer na Feira Nacional do Cavalo, que se realiza em Novembro, juntamente com a Feira de S. Martinho, também a ExpoÉgua passa a ter, a partir desta edição, uma iniciativa designada "Uma égua a ver… uma égua a adquirir", permitindo aos proprietários exibirem os animais que querem vender, montados, e aos interessados negociarem directamente a sua aquisição.
O certame decorre no Largo do Arneiro, espaço que acolhe o pavilhão onde estarão expostos os vinhos, vinagres e azeites e onde estarão disponíveis dois carros puxados a cavalos que levarão os interessados até aos restaurantes que participam na Mostra de Gastronomia Ribatejana.
Os oito restaurantes aderentes, com os "sabores da borda d'água" obrigatoriamente nos seus menus, estão identificados com uma esplanada com a mesma decoração (toalhas da mesma cor e cerca de madeira e corda).
O certame inclui ainda a já tradicional Romaria a S. Martinho, acolhendo ainda este ano o II Encontro Europeu de Turismo Equestre, com a participação de especialistas nacionais e ainda de Espanha, República Checa e Bélgica.
"É muito importante discutir a importância do turismo equestre nacional, ver os pacotes turísticos que se podem implementar e a metodologia conceptual de elaboração desses pacotes, bem como o papel do turismo equestre na dinamização da economia local", disse Veiga Maltez à Lusa.
A partir de segunda-feira e até dia 30, a Golegã acolhe o Campeonato Europeu de Juniores de Pentatlo Moderno.
--------------------------------------------------------------------------