sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cultura

Alunos do Primeiro Ciclo de Santarém lançam livro
Alunos de várias escolas do primeiro ciclo do concelho de Santarém lançam na próxima semana um livro, no âmbito de um projecto de promoção da leitura desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.
Intitulado "Um E.T. por terras de Santarém", o livro resulta de um processo que passou pela escolha, em cada turma participante, de uma personagem, um espaço e um acontecimento, tendo depois sido seleccionada uma turma para iniciar a construção da escola, escrevendo o primeiro capítulo.
Segundo a professora Risoleta Montez, a construção da história prosseguiu sequencialmente pelas turmas participantes, que foram lendo os capítulos anteriores, enviados por correio electrónico, para continuarem a história, integrando o personagem espaço e acontecimentos que haviam escolhido na fase inicial.
"Assim, numa escrita simples e transparente, e através de breves capítulos, este livro conduz-nos por caminhos cheios de emoção, na companhia de um extraterrestre, Vegeta, o único viajante de uma nave que caiu no Convento de S. Francisco e precisou da ajuda de muitos amigos para conseguir recuperar a sua nave", afirmou.
O livro, que será apresentado ao longo da próxima semana nas escolas de Salvador, Combatentes, S. Domingos e Vale de Santarém, trata-se, segundo a professora, de "uma inesquecível metáfora sobre a educação para os valores".
--------------------------------------------------------------------