quarta-feira, 26 de maio de 2010

Economia

Ministro da Agricultura entregou em Santarém primeiros contratos de dinamização de territórios rurais
O ministro da Agricultura entregou hoje, em Santarém, os primeiros contratos de dinamização de territórios rurais de um total de 500 aprovados em todo o país e que, segundo disse, vão criar mil postos de trabalho.
"Viemos a Santarém simbolizar o arranque deste projecto em todo o país", disse António Serrano no final de uma cerimónia que reuniu representantes das 30 entidades que hoje receberam os contratos de projectos que correspondem a um investimento de 5 milhões de euros (3 milhões dos quais de despesa pública) e que criarão 75 postos de trabalho.
Com o reconhecimento, em Janeiro, dos últimos três dos 47 Grupos de Acção Local (GAL) que praticamente cobrem todo o território nacional, foram até agora aprovados um total de 500 projectos, com um montante de investimento público de 373 milhões de euros, que irão criar mil postos de trabalho, disse o ministro.
António Serrano realçou que no anterior quadro comunitário de apoio a intervenção no mundo rural através da iniciativa comunitária Leader permitiu um investimento superior a 300 milhões de euros e a criação de mais de 6000 postos de trabalho indirectos e 2500 directos.
Segundo disse, este investimento "em pequenos negócios e pequenas estruturas de apoio ao desenvolvimento", em áreas tão diversas como o turismo, artesanato, actividades de solidariedade social, micro empresas, ajuda a aumentar a coesão territorial.
"Lutamos para que o interior não se afaste mais dos indicadores de desenvolvimento do litoral, que tem sido o grande problema de Portugal e doutros países", afirmou.
António Serrano apelou ainda às autarquias e às associações locais para que sejam "parceiros fundamentais na dinamização de espaços" que permitam aos pequenos agricultores, que não têm força negocial junto das grandes superfícies, vender directamente aos consumidores.
----------------------------------------------------------------------------