terça-feira, 18 de maio de 2010

Cultura


Cine-Teatro Paraíso de Tomar recebe concerto do pianista brasileiro José Eduardo Martins
Um ano depois da sua passagem por Tomar, que proporcionou a quem assistiu ao concerto um espectáculo memorável, o pianista José Eduardo Martins está de regresso à nossa cidade, para mais um concerto histórico só com peças de Fernando Lopes-Graça.
Desta vez, quem se deslocar ao Cine-Teatro Paraíso ao final da tarde do próximo domingo vai ter ocasião de ouvir, em estreia absoluta, o “Canto de amor e de morte”, versão para piano, considerado pelo próprio intérprete como “uma das mais importantes criações para piano da segunda metade do século XX num plano mundial”.
José Eduardo Martins, musicólogo e pianista brasileiro, é um dos mais destacados intérpretes da América do Sul, com um largo currículo de concertista na Europa onde é reconhecido como um dos mais importantes intérpretes de Lopes-Graça.
O manuscrito desta obra foi descoberto por Romeu Pinto da Silva que entregou cópia a José Eduardo Martins em Junho de 2009. Este, ao realizar o estudo comparado com as duas versões conhecidas (a de câmara e a de orquestra), comprovou que, não só a obra estava completa como era de facto extraordinária.
Será assim um concerto histórico que Tomar vai ter a honra de assistir, complementado com a primeira audição integral de “Músicas Fúnebres”, entre outras peças. José Eduardo Martins, aliás, que é também um magnífico comunicador, fez questão de amenizar o espectáculo com obras menos “pesadas” como a “Música de piano para crianças”.
O concerto terá lugar pelas 18 horas do próximo Domingo, dia 23 de Maio, com entradas livres.
--------------------------------------------------------------------------