terça-feira, 18 de maio de 2010

Sociedade


Centro de Novas Oportunidades de Mação entregou certificados RVCC a utentes
O Cine-Teatro Municipal de Mação foi palco da entrega de Diplomas aos utentes do Centro de Novas Oportunidades de Mação, que viram assim certificados os seus conhecimentos de uma vida.
Na cerimónia estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Saldanha Rocha, o Coordenador do Centro de Novas Oportunidades de Mação, Fernando Tomé, os avaliadores Leopoldo Rodrigues e José Martins, Técnicos e Formadores do CNO, Presidentes de Junta de Freguesia do Concelho, os diversos utentes e familiares.
No seu discurso, Saldanha Rocha , mencionou que “aos presentes e aos vindouros permitam-me transmitir um sentimento de orgulho, com a entrega deste certificado”, referiu ainda que “este certificado marca um acontecimento importante nas vossas vidas, mas continuem com coragem, confiança, esforço, determinação ao serviço do conhecimento e do saber que nunca ocupa lugar.” Sobre a aposta que foi o CNO referiu que em 2003 foi dos primeiros que tinha quatro formadores, contando agora com a colaboração de 15, além de terem ganho alguma independência possuindo actualmente o seu próprio espaço. Saldanha Rocha destacou ainda as preciosas ajudas de parcerias que o CNO tem tido ao longo dos anos como, as Juntas de Freguesia de Mouriscas, Águas Belas, Aboboreira, Penhascoso, São Miguel do Rio Torto, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Sardoal e Mação e Dra. Sara Cura do Museu de Mação.
Ainda no seu discurso referiu que “os certificados do processo RVCC não se dão, não se vendem, nem se trocam. Validam competências adquiridas pela experiência de vida”.
Fernando Tomé, Coordenador do Centro de Novas Oportunidades de Mação, destacou a importância que a Câmara Municipal de Mação tem dado ao CNO valorizando tudo o que este tem vindo a desenvolver, tornando-se num espaço digno de confiança dos cidadãos, num espaço de prestígio.
Para os avaliadores o CNO de Mação, é composto por uma equipa jovem e dinâmica com um trabalho bastante empenhado que permite que várias pessoas voltem aos bancos de escola e concretizem os seus sonhos.
Os utentes foram ainda incentivados a aproveitar estas novas oportunidades, pois esta certificação, segundo os avaliadores, permite atestar o mérito do trabalho que todos realizaram.
O CNO de Mação já certificou 1300 utentes, não só de Mação, mas também de concelhos vizinhos. Actualmente encontra-se a decorrer a certificação de 418 utentes para o secundário e 154 para o básico. Estão ainda inscritos mais 133 utentes para a certificação ao nível do Ensino Secundário e 115 ao nível do Ensino Básico, o que representa um tempo de espera muito curto. Já passaram pelo CNO de Mação cerca de 3500 pessoas nos vários processos.
-------------------------------------------------------------------