quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sociedade


Secretário de Estado da Protecção Civil desdramatizou hoje a contestação dos Bombeiros do Distrito
O secretário de Estado da Proteção Civil desdramatizou hoje a contestação dos bombeiros do distrito de Santarém à forma como foi decidido adiar o arranque do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF 2010).
Vasco Franco, que hoje participou em Abrantes na inauguração do novo Quartel dos Bombeiros Municipais de Abrantes e visitou a base da Força Especial de Bombeiros no Sardoal, afirmou que o adiamento do início do DECIF é "compreensível", estando mesmo previsto nas normas "se as condições meteorológicas o aconselharem".
Numa moção aprovada na segunda feira em reunião com os corpos de bombeiros do distrito, a federação de Santarém considera "uma afronta" a forma como a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) informou os comandantes das corporações - por SMS e dois dias antes da data prevista para o início do DECIF, 15 de Maio - e condena os motivos "esfarrapados" invocados para a decisão.
Em protesto, os corpos de bombeiros do distrito de Santarém decidiram não iniciar a participação no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF 2010) na terça-feira.
Para Vasco Franco, a questão não pode ser colocada desta forma, frisando que a proposta de adiamento partiu da parte operacional da Protecção Civil, admitindo que seria desejável que pudesse ter sido anunciada mais cedo.
----------------------------------------------------------------------