terça-feira, 18 de maio de 2010

Sociedade

Presidente da Câmara do Cartaxo detido por posse de arma ilegal
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Paulo Caldas, foi detido hoje pelas autoridades por posse de arma ilegal, disse à Lusa fonte policial.
Fontes próximas do autarca explicaram à agência Lusa que se trata de uma arma de herança familiar, de calibre 6.35 e da qual não há documento que comprove a sua origem.
O vice-presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Varanda, já tinha confirmado anteriormente a realização hoje de buscas da Polícia Judiciária (PJ) nos gabinetes e nas residências do presidente da autarquia e dos vereadores do mandato anterior.
Paulo Varanda disse que uma dezena de elementos da PJ estiveram de manhã, cerca de hora e meia, no interior da Câmara, tendo sido acompanhados pelo presidente, Paulo Caldas (PS), que diligenciou no sentido de serem facultados todos os documentos solicitados, incluindo em formato digital.
O vice-presidente disse desconhecer o teor das buscas, não confirmando qualquer ligação a alegado financiamento partidário.
Segundo disse, antes das buscas nos gabinetes, a PJ esteve nas residências tanto de Paulo Caldas como dos ex-vereadores Francisco Casimiro, Rute Ouro e Pedro Ribeiro, “todos eles relacionados com processos de obras, públicas e particulares”.
“Não temos concretamente a causa que despoletou esta diligência, não há um relacionar com esta ou aquela obra. Apenas que foi investigada toda a documentação, todos os elementos que fazem parte de procedimentos relacionados com obras, não com uma em concreto”, disse, adiantando que “nada foi levado” pelos inspectores da PJ.
Paulo Varanda afirmou que a Câmara do Cartaxo estará “sempre disponível” para esta ou qualquer outra entidade inspectiva no sentido “esclarecer todos e quaisquer assuntos”.
Em Fevereiro de 2009, numa outra investigação da PJ, Paulo Caldas foi constituído arguido num processo relacionado com a realização de obras ilegais nos terrenos onde se encontra a Casa das Peles.
--------------------------------------------------------------