segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cultura

Fundação do Museu Ferroviário vai recuperar material circulante histórico
A Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) vai iniciar, este ano, a recuperação de material circulante histórico que quer integrar na exposição permanente do museu, nomeadamente as carruagens do Comboio Presidencial.
Em comunicado, a FMNF afirma que o seu conselho de administração aprovou um Plano de Recuperação de Material Circulante Histórico, a decorrer neste e no próximo ano.
Entre as peças que vão entrar em recuperação encontram-se os quatro veículos afectos ao Comboio Presidencial, nomeadamente o Salão Restaurante e o Salão dos Ministros (construídos em 1890 pelo fabricante francês Désouches David), o Salão do Chefe de Estado (construído em 1930 pelo fabricante alemão Linke-Hofmann) e o furgão DYF 408 (construído em 1930 pelo fabricante francês Baume & Marpent).
O Salão dos Jornalistas (1890, do fabricante francês Désouches David), também integrante do Comboio Presidencial, vai fazer parte do programa “SOS Junte-se a Nós” que a FNMF vai lançar no seu sítio na Internet a partir de 21 de junho.
“O Comboio Presidencial, pela conjugação dos seus diversos valores, é considerado um tesouro nacional”, afirma a fundação.
Em restauro vai entrar ainda a locomotiva Diesel English Electric, uma de dez que entraram ao serviço em 1968 e que se encontra operacional, destinando-se, depois de recuperada, a rebocar o Comboio Presidencial.
Outras peças a restaurar são o locotrator Diesel Drewry 1002, o único veículo sobrevivente da série de seis que entraram ao serviço em 1948, e a automotora Fiat série 0500, que entrou ao serviço em 1953 no serviço rápido “Foguete”, que servia a ligação Lisboa/Porto (com a progressiva electrificação da Linha do Norte, estas automotoras passaram a circular na Linha da Beira Baixa e no serviço rápido “Sotavento”, a sul do Tejo).
“O Foguete constitui um comboio de valor histórico nacional de carácter emblemático e destina-se a ser apresentado como conjunto ao lado do Comboio Real e do Comboio Presidencial, no Entroncamento”, afirma a FNMF.
O plano integra ainda as locomotivas eléctricas 2501 (uma das 15 que entraram ao serviço em 1956/1957, coincidindo com a inauguração da electrificação das linhas de Sintra e do Norte) e 2551, este protótipo de um conjunto de 20 unidades construídas na Sorefame e que entraram ao serviço em 1963/1964, as primeiras do Mundo com caixa em inox.
Finalmente, o vagão fechado J1, pertencente a uma série de dois construídos em 1875 nas Oficinas Gerais de Lisboa, o único que subsiste, destina-se a ser integrado na composição do Comboio Real.
O restauro do material vai ser feito nas oficinas da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) de Contumil e do Entroncamento, ficando a recuperação do vagão J1 ao encargo das oficinas de restauro do museu.
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