segunda-feira, 17 de maio de 2010

Autarquias


Riachos festejou data de elevação a vila
Foi no dia 16 de Maio de 1984 que Riachos foi elevada a vila, pelo que esteDomingo, se realizou uma sessão solene na Casa do Povo, para assinalar o 26º aniversário da data.
O Presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues, afirmou que Riachos é uma vila inequivocamente merecedora desse estatuto, sobretudo pela invulgar e exemplar dinâmica da sua comunidade, com uma extraordinária capacidade de renovação. Relembrando um tempo em que a relação entre a vila de Riachos e o actual Presidente de Câmara não era muito cordial, António Rodrigues afirmou: «Ao longo do tempo, aprendi a gostar de Riachos e os riachenses aprenderam a conhecer-me melhor».
Naquele que será o seu último mandato à frente dos destinos da autarquia torrejana, António Rodrigues deixou bem definidos os objectivos a atingir nesta vila: «Tudo farei para sair da Câmara com Riachos detentor de uma nova Chora Barroso, um centro escolar e um novo jardim. Mas a obra da minha vida em Riachos vai ser a Casa da Cultura, que iremos começar este ano, e que Riachos bem merece pela sua riqueza cultural e etnográfica».
O Presidente da Câmara concluiu afirmando: «Tenho um orgulho tremendo em falar de Riachos, porque é uma referência indelével da cultura desta região».
Para António Simões, Presidente da Assembleia de Freguesia, a elevação a vila conferiu a Riachos uma nova projecção, tendo destacado as obras importantes que estão em desenvolvimento e que se espera poderem ser aproveitadas devidamente pela população local. Afirmando que a Assembleia de Freguesia tem equipas formadas que abarcam as principais problemáticas de Riachos, como a educação, o trânsito, a toponímia, a cultura ou o ambiente, António Simões destacou que este órgão está a trabalhar para a população de Riachos, esperando também que a população lhe faça sentir os seus problemas.
João Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia de Riachos, afirmou que o desenvolvimento desta «jovem» vila, marcado pela mudança e pela evolução, deve-se em muito à Câmara Municipal de Torres Novas. «Riachos cresceu mas, na sua essência, não mudou, porque os riachenses souberam preservar as suas tradições e a sua cultura», destacou João Cardoso, acrescentando: «Caminhamos no sentido de viver numa vila de pleno direito, com infra-estruturas que fomentam a qualidade de qualidade dos que a escolheram para viver ou para trabalhar».
A abrilhantar musicalmente esta cerimónia esteve o Coro Juvenil do Choral Phydellius.
-------------------------------------------------------------------